Tratado logicus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
CAMPUS CAMPINA GRANDE
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM MANUTENÇÃO E SUPOORTE EM INFORMÁTICA
FILOSOFIA

EMANUELLA MARIA BARBOSA DA SILVA
ERIKA DELMIRO SILVA

A LINGUAGEM ENQUANTO REPRESENTAÇÃO DO MUNDO NO TRACTUS LOGICO-PHILOSOPHICUS DE WITTEGENSTEIN

CAMPINA GRANDE – PB
JUN, 2012
EMANUELLA MARIA BARBOSA DA SILVA
ERIKA DELMIROSILVA

A LINGUAGEM ENQUANTO REPRESENTAÇÃO DO MUNDO NO TRACTUS LOGICO-PHILOSOPHICUS DE WITTGENSTEIN

Trabalho entregue à coordenação do Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, turma 3º A, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, como requisito para obtenção de nota na disciplina de Filosofia.

Prof. Allan Patrick de Lucena Costa

CAMPINAGRANDE, PB
JUN, 2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................04
2 TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS......................................................05
3 A LINGUGEM DO MUNDO PARA WITTGENSTEIN...................................06
4CONCLUSÃO........................................................................................................08
REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Ludwig Josef Johann Wittgenstein ou, simplesmente, Ludwig Wittgenstein nasceu em 1889, em Viena, Áustria. E faleceu no ano de 1951. Foi um dos filósofos mais importante e influente do século XX. Apesar de herdeiro de uma das maiores fortunas austríacas, ele optou pelo trabalho humilde como ajudante de jardineiro eporteiro.
Se alistou na I Guerra Mundial e foi para a linha de frente do exército austríaco na Rússia e na Itália. Já durante a II Guerra Mundial, Wittgenstein foi voluntário em um hospital em Londres. O período em que foi preso pelos italianos, ainda durante a I Guerra Mundial, Wittgenstein escreveu “Tractatus lógico-philosophicos”, publicado em 1921.
Após essa publicação, Wittgenstein ficouconhecido como principal responsável pela chamada virada linguística da filosofia, movimento que colocou a linguagem no centro da reflexão filosófica, deixando de figurar apenas como um meio para nomear as coisas ou transmitir pensamentos, ou seja, Wittgenstein rompe com a visão tradicional da filosofia que vê o mundo como um agregado de coisas que podem ser pensadas independentemente.
O Tractatuslógico-philosophicus vai de encontro com as questões metafísicas, epistemológicas e lógicas.
Estudiosos dividem, ainda, sua teoria em duas fases, como: o primeiro Wittgenstein, com a obra Tractatus Logico-Philosophicus e o segundo Wittgenstein, tendo como obra, Investigações Filosóficas.

2 TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS

O Tractatus Logico-Philosophicus foi escrito por um dos mais influentesfilósofos do século XX, Ludwig Wittgenstein, sendo publicado no ano de 1921. Em menos de oitenta páginas dá conta dos problemas filosóficos fundamentais, em que fala da relação da linguagem com o mundo.
No Tractatus não há uma concepção fixa de nome e coisa, porque o nome só tem significado no contexto de uma proposição. Nesta obra as proposições ou pensamentos são numerados. É formado por seteproposições, em que são desenvolvidas uma por meio de outra. Dentre seus temas estão: estrutura da linguagem e da realidade, lógica, ética, estética e o místico, além de discutir o estatuto da filosofia.
No Tractatus percebe-se a utilização de uma linguagem perfeita e sem ambiguidades. Há o armazenamento de formulações originais, em decorrência de sua ápoca. É considerada uma obra difícil de serentendida pelos filosófos.
Após o Tractatus Logico-Philisophicus ser publicado, ocorreu um período de silêncio e afastamento da filsofia, por parte de Wittgenstein. Depois de oito anos, fez críticas e negações ao Tractatus.

3 A LINGUAGEM DO MUNDO PARA WITTGENSTEIN


A obra Tractatus lógico-philosophicus interpreta bem a concepção de linguagem do mundo. Trata de uma linguagem que...
tracking img