Trastornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, é um transtorno que torna indivíduos obsessivos por atividades físicas como forma de obter o corpo magro e musculoso. Taltranstorno acomete principalmente homens, mas também pode ocorrer em mulheres. 

O abuso de atividades físicas pode acarretar em muitos problemas físicos, como lesões musculares,insônia, desinteresse sexual, irritação, fraqueza, má alimentação, entre outros. Apesar de tais prejuízos orgânicos, os vigoréxicos também podem apresentar outros sinais como: sentimento deinferioridade, desmotivação, depressão e outros. 

Considerada como um Transtorno Obsessivo Compulsivo, a vigorexia é vista em homens que mesmo estando com muita massa muscularse vêem fracos, magros e esqueléticos. Buscam eliminar completamente alimentos que contenham gorduras e consomem exageradamente proteínas. 

A situação de um vigoréxico pode seagravar se buscar em anabolizantes o aumento da massa corpórea, pois esses podem provocar problemas cardiovasculares, câncer de próstata, diminuição dos testículos, etc. 

Avigorexia é bastante comparada com a anorexia, pois ambos os transtornos são estimulados pela busca incessante do corpo perfeito que é pregado constantemente pela mídia e sociedade. Somenteas magras e os musculosos aos olhos discriminatórios são “bonitos”. Como cada pessoa possui características físicas próprias e sua personalidade própria, não é relevante a idéia deque magreza e músculos são padrões de beleza. Existem pessoas que gostam das gordinhas e dos magrinhos, o que deveria contribuir para a diminuição da “paranóia”. 

Ao identificarum vigoréxico, o psiquiatra ou psicólogo pode aplicar medidas que fazem com que o indivíduo se conscientize que a preocupação com o corpo é bem vinda, mas a demasia é prejudicial.
tracking img