4000 Anos de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Volta Redonda, 21 de novembro de 2011

Resumo- Teoria da contabilidade
Nome: Anderson Brandão da Silva
Ciências Contábeis Noturno.

Texto 01: 4000 anos de contabilidade.

O sistema de escrituração contábil por partidas dobradas surgiu gradativamente durante os séculos XIII e XIV por um frei franciscano chamado Irmão Luca Pacioli no norte da Itália, que publicou o primeiro materialpublicado que descrevia o sistema de partidas dobradas e apresentava o raciocínio em que se baseavam os lançamentos contábeis. Não se considerava o princípio da entidade, pois o objetivo era gerar informações ao proprietário. Não existia o conceito de exercício contábil e empresa, nem lançamentos de contas de resultado pois não se buscava o lucro periódico. O ativo imobilizado era pouco considerado enão se calculava depreciação.
Muito antes da Europa surgir, já existiam economistas sofisticados no Oriente Médio e no Extremo-Oriente. Alexandre o Grande, discípulo de Aristóteles, criou o maior império conhecido na Antiguidade, a Alexandria onde foi montado a maior biblioteca do mundo antigo.
Surgiram vários registros contábeis nesse período, por exemplo: os agricultores egípcios nasmargens do Nilo, fichas de argila na Mesopotâmia usadas para fins contábeis e o conceito de depreciação em Roma em 2000 a.C..
Cruzadas no final século XI ao final século XII impulsionaram o desenvolvimento do comércio gerando o acumulo de riquezas. Criou-se sociedades para o financiamento das navegações.
Na Itália, no final do século XV, as suas cidades, que antes eram fortes centros decomércio, começaram sua decadência tanto politicamente quanto comercialmente. Novas rotas de comércio se abriram, devido ao descobrimento do Novo Mundo. Durante essa época poucas mudanças foram feitas nas técnicas de escrituração, pois durante o período de 1458 a 1558 não se havia desenvolvido o método das partidas.
A primeira empresa de capital aberto foi a companhia das índias orientais. Em 1673 oCódigo Comercial Francês passou a exigir que as empresas fizessem um balanço a cada dois anos, nesta época os investidores eram os principais usuários da contabilidade. Porém os investidores eram poucos por haver poucas oportunidades de investimentos.
Com a revolução industrial houve aumento da demanda de alimentos, surgiram os bancos, em 1973 foi criada a bolsa de valores em Londres e em 1972 emNova York. O conceito de depreciação se tornou importante. Os relatórios contábeis, antes utilizadas pelos proprietários, passaram a ser utilizadas por credores, investidores e governo. Surgiu ao passar dos anos a sociedade por ações. Com o advento da Revolução Industrial, começaram a surgir especialistas em contabilidade. No início do século XIX, havia menos de 50 contadores públicos registradosnas listas das principais cidades da Inglaterra e da Escócia, esses números cresciam rapidamente pela aprovação da Lei das Companhias em 1844, que passou a exigir balanços aprovados por auditores.
Com o passar dos anos criou-se a Associação Americana de Contadores Públicos (American Association of Public Accountants – AAPA) predecessora do atual Instituto Americano de Contadores PúblicosRegistrados (American Institute of Certified Public Accountants), representante dos contadores americanos.
Texto 2- A evolução da contabilidade no Brasil.
Influenciado por Portugal e Espanha, O Brasil sendo uma colônia portuguesa, começou a desenvolver a sua contabilidade com a chegada da corte portuguesa em 1808 e a decretação da abertura dos portos.
Os Guarda Livros, profissionais dacontabilidade no passado, se encarregava da escrituração dos livros mercantis das empresas comerciais. A primeira nomeação feita para contador geral e guarda-livros foi feita em 1549 por D. João III; porém a 1ª regulamentação da profissão contábil no país foi feita só em 1770 por Dom José, rei de Portugal.
Em 1833 houve uma importante obra é publicada: “A metafísica da contabilidade comercial”...
tracking img