Trasferir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá mostrar como a empresa Alpargatas que fabrica as Sandálias Havaianas trabalha em um mercado altamente competitivo, onde as inovações e as mudanças ocorrem de forma acelerada. E como a existência de consumidores exigentes, com diferentes necessidades a serem atendidas, faz com que ela busque novas formas de gestão de seus negócios em direção a fidelização dosseus clientes.
Portanto, desenvolver estratégias que norteiem a empresa é um fator de extrema importância para a sua manutenção no mercado. Para isso, o processo de desenvolvimento de estratégias exige a participação de todo corpo gerencial da empresa, além disso, é importante contar com o apoio de bons estrategistas que, de certa forma, fornecerão uma base sólida no desenvolvimento de novosprodutos.

DESENVOLVIMENTO

O surgimento das sandálias Havaianas deu-se no ano de 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.
Na década de 70 várias empresas copiaram asHavaianas, mas foram cópias “fajutas” como alertava os comerciais. Então foi lançado o famoso slogan “Havaianas. As Legítimas.” E basta ouvir a frase "Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro." para se lembrar dos comerciais protagonizados pelo comediante Chico Anysio durante as décadas de 70 e 80.
Na década de 80 foram vendidos mais de 80 milhões de pares de Havaianas por ano, pois eramconsideradas fundamentais na vida do brasileiros como um dos itens da cesta básica, assim como feijão e arroz.
Em 1994 a estratégia utilizada era o novo slogan “Havaianas. Todo mundo usa.” Assim, houve uma grande transformação no comercial das Havaianas, grandes comerciais na TV com pessoas famosas como Malu Mader, Bebeto, Hortência e Luana Piovani mostrando seus pés. Nas revistas, a explosão decores e as imagens divertidas dos anúncios de Havaianas traduziam o alto-astral da marca. 
Com isso, fecha o ano de 95 com 100 milhões de pares de Havaianas vendidas.
A partir do final dos anos 90 a Havaianas não parou mais de inventar moda. Foram criadas novas estampas, cores e modelos - até mesmo para os que mal tinham aprendido a andar, como as Havaianas Baby.
Para a Copa do Mundo de 98,foi lançado um novo modelo de Havaianas, com uma pequena bandeira do Brasil na tira. Essa sandália logo se tornou objeto de desejo no exterior e motivo de orgulho para os brasileiros.
Na década de 2000 as Havaianas se tornaram mania internacional. Havaí, Austrália, França e não para por aí. Estrangeiros compram no Brasil e levam para seus países. Viram assunto nas páginas das grandes revistas ejornais do mundo, e conquistam algumas das vitrines mais concorridas do planeta.
Em 2003 as Havaianas participa do Oscar, presenteando cada um dos indicados com sandálias exclusivas. Em 2004 foi lançada uma edição especial de sandálias assinada pela joalheria H.Stern, com acabamento em ouro 18K e diamantes. Uma sandália que é uma joia.
Em 2006 foi criada as Havaianas Slim com tiras mais finas edelicadas que caíram no gosto do nosso público mais exigente e já são um ícone da marca.
A expansão da empresa no mercado internacional foi em 2007 com o escritório em Nova Iorque ( O coração do Mundo da Moda ), logo depois de um ano abrindo as portas do seu escritório Europeu em Madri.
O ano de 2009 começa com um grande acontecimento na história da marca, a abertura do Espaço Havaianas em SãoPaulo. Uma loja que reúne tudo com que os apaixonados por Havaianas sempre sonharam: linha completa de sandálias, produtos exclusivos para o mercado internacional, customização e novos produtos.
Hoje, as Havaianas tomaram proporções enormes e podem ser encontradas em mais de 60 países, deixando de ser apenas um nome no mercado de sandálias e passando a ser uma Marca Internacional de produtos,...
tracking img