Traqueostomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Paciente de 74 anos, sexo masculino, deu entrada no HGE com quadro de dispnéia moderada, cianose de extremidades (++/4+), taquicardia, AP: MVU(+) com ruídos adventícios do tipo roncos em AHT....

É administração de oxigênio numa concentração superior a encontrada na atmosfera com objetivos terapêuticos.
Diminuição normal do pH sanguíneo levando a uma concentração aumentada de dióxido decarbono arterial (PaCO2). Hipoxemia é a deficiência anormal de concentração de oxigênio no sangue arterial

OBJETIVOS

Corrigir uma hipoxemia;

Melhorar a perfusão tecidual;
Corrigir acidose respiratória.

Aplicado em paciente: Internados; Ambulatoriais; Pronto atendimento Emergência/Urgência Domiciliar

Prescrição médica

RESPONSABILIDADES: Enfermeiros, técnicos e auxiliares deenfermagem

A escolha do equipamento depende da idade e das condições do paciente.

Fluxômetro

Regulador com fluxômetro

Válvula redutora

Sistema completo como umidificador

Cateter Nasal

Máscara de Venturi

Máscara sem reinalação

Os pacientes podem receber oxigênio por um de vários sistemas de administração: 1. Canula nasal 2. Máscara simples 3. Máscara de reinalação parcial4. Máscara sem reinalação 5. Máscara Venturi 6. Máscara de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) 7. Aerossois e oxigėnio transtraqueal.

O aporte de oxigênio em criancas pode ainda ser realizado com o uso de um capuz de oxigėnio ou uma tenda umidificadora

O oxigênio é administrado em concentrações inferiores a 40% . Desvantagens: deglutição de ar, ressecamento da mucosa nasal eirritação da faringe.

Material necessário. 1. Bandeja; 2. Cânula Nasal; 3. Umidificador; 4. Agua destilada; 5. Luva de procedimento; 6. Látex; 7. Esparadrapo ou micropore; 8. Fluxômetro; 9. Rede de O2 ou cilindro de O2; 10. Gaze; 11. SF à 0,9%.

Técnica de enfermagem:
1. 2. 3. 4. Lavar as mãos; Reunir o material na bandeja; Explicar o procedimento ao paciente; Montar o umidificador (colocandoAD até o nível indicado) e conectar a rede de O2, através da borracha látex, juntamente ao fluxômetro; 5. Calce as luvas de procedimentos; 6. Limpe as narinas do paciente com gaze e SF à 0,9%; 7. Deixe o paciente em decúbito elevado; 8. Introduza o cateter nasal lentamente e realiza sua fixação; 9. Abra o fluxômetro, regulando a quantidade de O2 em l/min., conforme prescrição médica e verifique sehá borbulhamento no frasco umidificador; 9.1. O fluxo recomendado é de 1 a 5 l/min. 10. Deixe o paciente confortável, recolha o material e mantenha o ambiente organizado; 11. Cheque a prescrição médica e anote o procedimento realizado no prontuário.

Possui um orifício para entrada de O2 e vários para saída, todos sem válvulas que direcionem o fluxo. Fornecem um concentração de O2 que varia de35% a 60% com fluxos de 6 a 10 l/min.

Material necessário. 1. Bandeja; 2. Máscara; 3. Válvula ; 4. Agua destilada; 5. Luva de procedimento; 6. Látex ou traqueia; 7. Fluxômetro; 8. Rede de O2 ou cilindro de O2; 9. Gaze; 10. Cadarço ou elástico para fixar a máscara

Técnica de enfermagem:
1. 2. 3. 4. Lavar as mãos; Reunir o material na bandeja; Explicar o procedimento ao paciente; Montar oumidificador (colocando AD até o nível indicado) e conectar a rede de O2, através da borracha látex, juntamente ao fluxômetro; 5. Calce as luvas de procedimentos; 6. Deixe o paciente em posição sentada ou semi-fowler; 7. Coloque a máscara sobre a face do paciente delicadamente e ajuste o cadarço ou elástico para fixá-la; 8. Abra o fluxômetro, regulando a quantidade de O2 em l/min., conformeprescrição médica e verifique se há borbulhamento no frasco umidificador; 8.1. O fluxo recomendado é de 6 a 8 l/min. 9. Oriente o paciente a respirara tranquilamente e verifique se ele mantém a posição correta da cabeça; 10. Deixe o paciente confortável, recolha o material e mantenha o ambiente organizado; 10. Cheque a prescrição médica e anote o procedimento realizado no prontuário.

Fornece um...
tracking img