Teorias demograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola: José veríssimo
Professor: Eduardo Luís
Aluna: Rafaela Aquino Turma:803
Trabalho complementar para a 2° avaliação de Geografia.-Teorias Demográficas-
Inúmeras teorias foram elaboradas para tentar explicar o crescimento populacional. Dentre elas, é comum se destacarem três, que estão profundamenteinter-relacionadas: a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista
Teoria Malthusiana
A Teoria Malthusiana
Exposta em 1798, foi a primeira teoria demográfica de grande impacto e até hoje a maispopular de todas, apesar das falhas que apresenta.
Preocupado com os problemas sócio-econômicos (desemprego, fome, êxodo rural, rápido aumento populacional) decorrentes da Revolução Industrial e queafetavam seriamente a Inglaterra, Malthus expôs sua famosa teoria a respeito do crescimento demográfico.Para ele, a principal causa dos problemas que afetavam seu país era o grande crescimentopopulacional, especialmente dos mais pobres. A solução estaria no controle da natalidade, sendo que o referido controle deveria basear-se na sujeição moral do homem (casamento tardios, abstinência sexual, etc.).Sua tarefa é, portanto, nitidamente antinatalista e conservadora.
A teoria demográfica formulada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1776-1834) foi publicada em 1798, no livro Ensaio sobreo princípio da população.

Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produção de alimentoscresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6...).

Assim, segundo a visão de Malthus, ao final de um período de apenas dois séculos, o crescimento da populaçãoteria sido 28 vezes maior do que o crescimento da produção de alimentos. Dessa forma, a partir de determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra, produzindo-se,...
tracking img