Coaching executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que coaching executivo e empresarial ?
  O mundo empresarial vive momentos de intensa transformação, exigindo dos profissionais um investimento contínuo na expansão e renovação de suas competências de cunho técnico e relacional. As posições de liderança exigem a renovação de habilidades, atitudes e comportamentos que nem sempre são facilmente desenvolvidos e praticados.

    O Coachingexecutivo e empresarial é uma metodologia de desenvolvimento profissional inovadora cujo valor, impacto e contribuição estão sendo cada vez mais reconhecidos no cenário organizacional em função dos resultados favoráveis apresentados.

    Afirmações, como as que se seguem, demonstram a atualidade e eficácia do coaching no mundo dos negócios: 
- "A meta do coaching é a meta da boa gestão –utilizar ao máximo os recursos valiosos de uma organização" (Harvard Business Review).

- "Coaching faz parte do processo de desenvolvimento padrão da elite de executivos e de candidatos a promoções" (CNN.com).

- "Coaching é oportunidade de ouvir alguns pontos de vista de alguém de fora sobre o que estamos fazendo aqui dentro." (relato de um executivo)

    O termo coaching nem sempre tem sidoempregado de forma correta, sendo muitas vezes confundido com treinamento, consultoria, aconselhamento, assessoria ou até mesmo com terapia.

    Coaching Executivo e Empresarial consiste "num relacionamento profissional entre um coach profissional especializado e seu cliente (coachee)", em geral alguém que ocupa uma posição de liderança numa estrutura organizacional. Aborda fundamentalmentequestões relacionadas com a otimização do uso do potencial do cliente, seu desempenho e contribuição para o desenvolvimento da organização. Tanto o indivíduo quanto a organização auferem benefícios do coaching.
    O Coaching Executivo e Empresarial adota uma abordagem sistêmica, focaliza o cliente (coachee) como parte do seu contexto de trabalho, considerando os aspectos que facilitam e/ourestringem o equacionamento da problemática a ser trabalhada.

    Trata-se, pois, de uma relação de parceria entre coach e coachee, na qual ambos contribuem ativamente para a obtenção dos resultados desejados/esperados.

    Sua metodologia caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
    • Foco na transferência da teoria para a prática.
    Voltada para resultados observáveis nos aspectos pessoal, profissional e organizacional, uma vez que mudanças pessoais e profissionais impactam a produtividade e os resultados da organização como um todo.

    • Auto-feedback.
    Uma nova expressão que utilizamos para significar "aprendizagem contínua através da reflexão sobre os resultados alcançados pelas nossas ações" e que contribui para expandir nossa consciência e nossa capacidade de autoobservação.

    • Processo personalizado.
    Atende as necessidades específicas daquele momento e daquele determinado contexto. Esta especificidade permite obter resultados com maior agilidade, uma vez que se focaliza a eliminação/ neutralização das causas e não o tratamento dos efeitos.

    • Aprendizagem continuada.
    Ao buscar opções e analisar a viabilidade destas, o cliente (coachee) entraem contato com novas maneiras de realizar o trabalho e novas formas de agir que serão incorporadas aos seus conhecimentos, habilidades e experiências. Esta condição contribui para diversificar e ampliar o leque de competências interpessoais, gerenciais e de liderança do coachee, permitindo que ele otimize o uso do seu potencial.

    • Formato flexível.
    O coachee poderá optar por sessõesindividuais e/ou com sua equipe, definir a periodicidade, duração, local, após discutir os prós e contras de cada uma das escolhas com o coach e chegarem a um consenso.

    • Oportunidade de reflexão e diálogo.
    O processo de coaching cria um espaço na agenda do cliente (coachee), em geral sobrecarregada de compromissos e situações inesperadas, para trocar idéias com o coach a respeito de...
tracking img