Coaching como alavangem da performance dos executivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios está mudando cada vez mais rapidamente, a sobrevivência e o sucesso de uma organização dependerá do desempenho e das competências das pessoas. Afinal, o desempenho organizacional está intimamente relacionado com o desempenho individual e coletivo, a única maneira de uma organização ter sucesso em uma sociedade e economia baseadas noconhecimento é extrair o máximo possível das pessoas que trabalham com esse conhecimento. O conhecimento não é somente a nova moeda do capital intelectual, mas o núcleo do sucesso organizacional.
As organizações mais bem sucedidas são aquelas que sabem gerar, catalogar, divulgar, compartilhar e desenvolver o conhecimento, não somente o conhecimento que está nas cabeças das pessoas,mas, sobretudo, o conhecimento que envolve os processos organizacionais e o relacionamento da organização com clientes, fornecedores, parceiros, acionistas, gerentes e subordinados.
A vantagem competitiva e sustentável da empresa depende hoje da transformação do conhecimento em resultados organizacionais concretos.
No passado, a força de trabalho conseguiuser produtiva graças ao sistema utilizado. Sistema este que apenas adequava o sistema às pessoas, era “a melhor maneira de fazer”, empregada primeiramente por Taylor, e aperfeiçoada por Ford através da linha de montagem. Um indivíduo altamente capacitado poderia até mesmo significar uma ameaça para o sistema. Hoje, ocorre justamente o contrario, em uma organização baseada no conhecimento é aprodutividade do trabalhador individual que provoca e alavanca o sucesso de todo o sistema. O sistema deve proporcionar plataforma, retaguarda e recursos para o trabalhador gerar resultados e agregar valor a empresas. Os trabalhadores são o verdadeiro capital da empresa.
Como as pessoas constituem a principal vantagem competitiva, a empresa precisa investir nelas, desenvolvê-las eceder-lhes espaço para seus talentos, quanto mais as empresas fizerem isto, mais enriquecerá internamente, assim como, aumentará o potencial das pessoas.
É claro que, com os novos aspectos organizacionais, os lideres também necessitam adotar novas maneiras de trabalhar para liderar essa organização. Eles precisam abandonar rapidamente os antigos métodos de comando e controle emrelação às pessoas e passar a privilegiar o compartilhamento de idéias, objetivo comuns e dotar os subordinados de empowerment, focar resultados, assegurar responsabilidade. Os lideres também devem fomentar o acesso à informação, a fim de facilitar a tomada de decisão, deve proporcionar incentivos, fazendo com que os trabalhadores se sintam motivados a investir todo o seu potencial no alcance dosobjetivos organizacionais.
O maior desafio dos lideres nos dias atuais, é fazer com que pessoas comuns realizem coisas extraordinárias, como salienta o grande guru da administração moderna Peter Drucker (2002, p.12) “é necessário saber administrar os trabalhadores do conhecimento de modo alcançar maior produtividade”.
O coaching pressupõem o conhecimentomútuo entre a convivência constante, que leva ao entendimento claro por parte do coach, das habilidades e das necessidades do executivo.
As mudanças são cada vez mais rápidas e não há como fazer com que os processos de treinamento aconteçam na mesma velocidade, até mesmo porque as formas de treinamento movido por palestras e cursos relâmpagos são lecionadas em um espaço muito curto detempo, e acabam servindo mesmo apenas para despertar, sensibilizar e não para treinar o profissional em determinada área. O treinamento de médio ou longo prazo aprofunda mais as questões, mas não acompanha se o que foi estudado está sendo aplicado corretamente no ambiente profissional, e se houve algum progresso na execução das tarefas no dia a dia do profissional. O coaching é o profissional...
tracking img