Transtornos no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO



Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever sobre os afastamentos do trabalho por motivo de transtornos mentais, e como lidar com o colaborador que apresenta estes distúrbios.
O ambiente organizacional é caracterizado, freqüentemente, por uma estrutura formal e burocrática, que dificulta a comunicação entre as pessoas. Esta situação, somada aosproblemas pessoais, conduz o trabalhador a uma sensação de impotência e insatisfação pessoal trazendo como conseqüência alguns transtornos que geram absenteísmo. Os transtornos podem ser de ordem genética, ou ter desencadeamento por alguns fatores que desrespeitam os limites pessoais, tais como redução de horas de sono e sobrecarga de trabalho, abuso na ingestão de álcool e má alimentação.

Opresente trabalho foi elaborado a partir de algumas pesquisas bibliográficas, que tratam a respeito de como os transtornos psicológicos podem afetar a vida pessoal e profissional das pessoas. Foram pontuados três tipos do transtorno mentais, e a importância de uma atenção maior voltada para a saúde mental do trabalhador, visto que o trabalho é uma necessidade na vida da maioria das pessoas e éessencial que sejam tomadas atitudes para que ele não se transforme num grande vilão da doença.

Palavras-Chave: Transtornos Mentais, Organização, Colaborador

ABSTRACT

The aim of this study was to describe about absences from work due to mental disorders and how to deal with the these disorders developerment that has. The organizational environment is characterized often by a formal andbureaucratic structure, which difficult communication between people. This situation, added with personal problems, leading to the worker a sense of powerlessness and personal satisfaction as a result bringing some disorders that cause absent-time. The disorders may be genetic order, or have triggered by some factors that violate personal boundaries, such as reduced hours of sleep and overload of work,abuse intake of alcohol and poor diet.

This work was made from some library research, dealing as to how psychological disorders can affect people’s personaland professional lives. Were scored three kinds of mental disorder, and the importance of greater attention focused on the mental health of the worker, since the work is a necessity in the lives of most people and it is essential thatactions are taken so that it does not become a great villain of the disease.

Key-words: Mental Disorders, Organization, Employee

INTRODUÇÃO

O indivíduo busca no trabalho além do suprimento de suas necessidades, a valorização pessoal, a integração com a sociedade, e o desenvolvimento de sua capacidade intelectual. Devido a uma sociedade cada vez mais capitalista, cada dia mais aumenta aexigência de um trabalhador mais focado nos objetivos (lucro) da organização. Adicionando estas exigências com a carga de energia desprendida pelos problemas pessoais, o indivíduo é levado a uma adaptação mental que excede a sua capacidade normal, ocasionando ou colocando em atividade alguns transtornos mentais, os quais são notados por uma auto insatisfação, por não conseguir atender as exigênciasimpostas no seu dia a dia. Há tempos os Transtornos Mentais despertam o interesse de profissionais da saúde mental. É fundamental que todos os colaboradores, principalmente a área de recursos humanos, estejam atentos ao comportamento dos indivíduos na organização, para não confundir insatisfação com estes transtornos, que geram perdas e desconforto a organização de um modo geral. [1]*Observações do grupo

“Muitas vezes a pessoa não tem a percepção de que está alterada e necessita do reconhecimento e cuidado de terceiros, na busca e manutenção do tratamento durante a crise”[2]

Ana Luiza, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein

Dados do Ministério da Saúde indicam que das dez doenças mais incapacitantes em todo o mundo, cinco são de origem biopsicossocial:...
tracking img