Transtornos mentais no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho visa a compreensão do que é trabalho, ambiente de trabalho e os transtornos mentais causados por estes. Considerando os fatores envolvidos (função, meta, chefe, família, cansaço e etc.) mostraremos o que prejudica a nossa saúde, os tipos de distúrbios, as características e como combatê-los.
Palavras- chave: trabalho, saúde, transtornos mentais.INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo discorrer sobre o tema Transtornos mentais no trabalho, e segue a seguinte linha de raciocinio, um breve enuciado sobre idéias relacionadas ao sentido do trabalho e sua importancia para os individuos, evidencia-se também neste contexto a necessidade que as empresas tem de avaliar e acompanhar odesempenho de seus colaboradores de forma mais sensivel afim de premeditar situações de desconforto para os mesmo, ocasionados pela pressão sofrida no local de trabalho, que gera dentre outras coisas distúbios comportamentais.
Quando partimos para os distúbios decorrentes do trabalho, iniciamos falando da ansiedade que é uma caracteristica biológica das pessoas, no entanto, quando em demasia, causamdistúbios que podem levar a sérias consequencias a saúde das mesmas.
Discorreremos tambem da sindrome de Burnout, também conhecida como a sindrome do esgotamento profissional, consiste em uma condição de estresse decorrente do trabalho.
Ainda falaremos da depressão, tão comentada nos dias de hoje, é um destúbio patológico, afetivo que acompanha as pessoas ao longo da humanidade. Trazendo sériasconsequencias a vida dessas pessoas.
O trabalho também menciona a questão do uso das drogas, que trazem sérissimos problemas para aqueles que as utilizam, ao ambiente no qual elas fazem parte, como por exemplo o local de trabalho, além de criar situações complicadas na vida pessoal dessas pessoas.
finalmente fechamos o nosso trabalho falando sobre o estresse, que nada mais é que um conjunto dereações organicas e psiquicas, que o organismo humano tende a emitir quando é exposto a qualquer estimulo que o excite, o irrite dentre outros comportamentos.
Todos esses distúbios causam sérios dificuldades no ambiente de trabalho, que são cada vez mais frequentes, devido à grande pressão que existe atualmente para se diminuir custos, equipes e a concorrência em alta. Provocando assim, noscolaboradores fortes sentimentos de ansiedade, estresse e depressão, que são demonstrados como dispersão, apatia e desinteresse, dores de cabeça, problemas gástricos e intestinais, pressão alta, dores musculares, a síndrome de Burnout, desmotivação, fadiga crônica, ansiedade, transtorno do pânico, problemas de pressão, depressão e distúrbios do sono, e o uso de drogas, são alguns dos malesorganizacionais mais comuns.
Por estes motivos, pessoas são constantemente afastadas de seu ambiente de trabalho, valendo-se ou não da previdência social. Pois, se leva em consideração que tais pessoas tornam-se incapazes de realizarem suas tarefas e de conviverem de maneira saudável com os outros.
O interessante é que esses transtornos abrangem funcionários dos mais variados níveis hierárquicos eempresas de todos os segmentos. Por isso, as companhias devem fazer um acompanhamento mais eficaz e profundo em relação à saúde mental de seus colaboradores.
Esperamos que este trabalho possa contribuir de forma positiva, trazendo informações pertinentes sobre os transtornos mentais no trabalho, fazendo com que haja um debate sobre o tema, e enriqueça ainda mais o conhecimento de todos sobre oassunto.











































1. IDEIAS SOBRE TRABALHO


A palavra “trabalho” é adicionada ao nosso vocabulário muito cedo, ou seja, quando pequenos aprendemos que em algumas vezes a saída do pai, da mãe ou de ambos é por um único motivo explícito naquela frase dita por quem irá ficar conosco na ausência dos pais “dá tchau para o...
tracking img