Transtorno mental no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA
ETEC – JARAGÚA

TRANSTORNO MENTAL NO TRABALHO

SÃO PAULO – 2011

Integrantes:
Karina nº 20
Lucineide nº 24
Nângela Azevedo Damascena n.º 29

TRANSTORNO MENTAL NO TRABALHO

Trabalho de avaliação da disciplina de
Psicologia do curso de Administração da
Escola Técnica ETEC Jaraguá
Orientador: Prof. Dr. José Roberto

ETEC JARÁGUASÃO PAULO - 2011


Sumário
Introdução 4
O que é transtorno mental? 5
Transtorno mental no trabalho 5
Ramos de Atividade que Apresentam mais casos de Afastamento por Transtorno mental 6
Como prevenir Transtorno mental no ambiente de Trabalho 6
Conclusão 7
Bibliografia 7

Introdução

O presente estudo é uma breve análise do Transtorno mental gerada pelo trabalho e assimidentificar a causa e efeitos. São doenças que tem cura, se forem detectadas, aceitas (a pessoa afetada precisa aceitar que tem a doença) e tratadas. Quando se descobre os sintomas, deve-se procurar um médico para que seja feita uma analise do caso e seja iniciado o tratamento.

O que é transtorno mental?

Inicialmente, para tornar mais claro o objetivo do nosso trabalho, é necessário explicarmos oque e transtorno mental, transtorno mental são as doenças mentais que ate hoje mesmo com a produção de diversas pesquisas e o avanço das neurociências, ainda não têm um substrato orgânico definido. Podemos mencionar como doenças mentais mais comuns as psicoses, que incluem a esquizofrenia, psicose maníaco-depressiva, catatonia, etc. As pessoas que tendem a ter o transtorno mental mostram a ter osseguintes quadros clinico, medo ansiedade, depressão, fadiga, distúrbios do sono, distúrbios psicossomático, o diagnóstico de doenças mentais não é feito de forma tão objetiva ele é feito de forma progressiva, ao longo do tratamento.

Transtorno mental no trabalho

Nos últimos anos se constata um interesse crescente por questões relacionadas aos vínculos entre trabalho e a saúde mental doindivíduo dentro de uma organização, Tal interesse é conseqüência, do número crescente de transtornos mentais e do comportamento associados ao trabalho que se constata nas estatísticas oficiais. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, os transtornos mentais atingem cerca de 30% dos trabalhadores e cerca de 5% a 10% os transtornos mentais são graves. No Brasil, segundo dados do INS, emuma pesquisa realizada no ano de 2001 os transtornos mentais ocupam a 3ª posição entre as causas de concessão de beneficio previdenciário como o auxilio doença, afastamento do trabalho por mais de 15 dias ate mesmo aposentadorias por invalidez.
Com a globalização o transtorno mental atinge cada vez mais os trabalhadores e isso se deve as políticas de gerenciamento de pessoas, ou seja, pessoas quenão são preparadas ou capacitadas para administrar pessoas e isso gera conflitos entre empregado e empregador trazendo conseqüência graves, como assédio moral é a exposição do trabalhador a situação de humilhação e, gerando estresses pós-traumáticos decorrente do trabalho, falha de comunicação entre a equipe, e a não observância das necessidades pessoais de cada individuo, e isso pode gerarsofrimento insuperável para o ego do trabalhador gerando angústia, estado depressivos, ansiedade, formigamento, aperto no peito,dores, mal estar, desânimo,gastrite entre outros.
A pesquisadora Anadergh Barbosa Branco, coordenadora do Laboratório de Saúde do trabalhador da faculdade de Ciências da Saúde de UnB, afirma que a depressão é o problema que mais afeta os trabalhadores. Ela relata que a doençamental nunca vem sozinha. O alcoolismo é a conseqüência mais comum, que surge da depressão. E, muitas vezes, o estresse leva ao alcoolismo, havendo trabalhadores que, pela sobrecarga de responsabilidade e tensão não conseguem dormir sem beber álcool - analisa a pesquisadora.



Ramos de Atividade que Apresentam mais casos de Afastamento por Transtorno mental

Segundo estudos na área da...
tracking img