Transtornos disruptivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO CONSCIENCIA GO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU NEUROPEDAGOGIA
DISCIPLINA: TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Data: 06 de novembro de 2011
Professora: Heloiza Regina Vaz PintoPós graduandos: Carmem Lúcia Proto Leão
Humberto Eugenio
Renata Rodrigues de Souza
Sirlene Martins Barros

TRANSTORNOS DISRUPTIVOS

Refere-se a umaclassificação do DSM-IV, onde os dois transtornos de comportamento disruptivo mais conhecidos são: Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno de Conduta (TC). Sendo assim, háum terceiro transtorno que se enquadra nessa categoria e é denominado Transtorno Desafiador Opositivo(TDO).
O TDAH, tem base numa disfunção neurológica, caracteriza-se basicamente na falta depersistência em atividades que requeiram atenção. As principais características para o reconhecimento do TDAH são a hiperatividade, o distúrbio de atenção (concentração), a impulsividade e a agitação.Como consequência desses sintomas, podem surgir muitas vezes outras graves comorbidades.
A criança com TDAH pode ser desatenta, hiperativa, impulsiva ou ainda apresentar todas essas características.De acordo com o DSM-IV, para ajudar na identificação deste transtorno, foi classificado em três tipos clínicos: predominantemente desatento; predominantemente hiperativo/impulsivo; tipo misto.
Énecessário apresentar seis sintomas e é normalmente diagnosticado após os 5 anos de idade ou antes e incide mais no sexo masculino, que no feminino. O transtorno nasce com o individuo aparecendo naprimeira infância e quase sempre o acompanha por toda vida.
Geralmente é diagnosticado quando a criança começa a frequentar a escola, ainda que os sintomas já estejam presentes antes disso.Atualmente as terapias que apresentam melhores resultados nos casos de TDAH, são as alternativas farmacológicas, psicoterapia e a medicina comportamental, os treinos de autoinstrução e a orientação...
tracking img