O comportamento dos gases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste trabalho analisarei o comportamento dos gases que é um dos três estados da matéria, ou um dos cinco estados, se se considerar o plasma e o Condensado de Bose-Einstein como estados. Eles possuem características bastante particulares a começar pela constituição química, os gases podem constituir moléculas (CO2, CO) ou se apresentarem como átomos isolados (gases nobres - He, Ne, Ar,...).
Oestado gasoso tem grande importância teórica e pratica. Na pratica, os gases são importantesna vida dos vegetais e dos animais (afinal, respiramos), assim como em industrias e transportes.
Um gás é definido como uma substância que se expande espontaneamente para preencher completamente seu recipiente de maneira uniforme. Neste estado, as forças de atração intermoleculares são fracas, pois asmoléculas estão muito distantes umas das outras, e talvez nem se toquem durante a maior parte do tempo. Essas forças fracas permitem uma movimentação rápida e independente das moléculas, o que praticamente dá a um gás um comportamento físico não dependente de sua composição química. Vários gases são muito semelhantes nessas propriedades físicas, então surge a expressão gás ideal. Um gás ideal é aqueleque serve de padrão de referência contra o qual os demais gases podem ser comparados. As leis dos gases são aplicadas a um comportamento previsto de um gás ideal, e os resultados experimentais podem ser contra eles comparados, e os resultados são surpreendentemente similares com gases diferentes. Ao se trabalhar com temperaturas e pressão extremas, entretanto, a aproximação do gás ideal já não ésuficiente. Existe um agravante para o movimento contínuo dos gases. Se aquecermos um gás, suas moléculas passarão a se movimentar mais rapidamente. Dizemos então que a Energia cinética (Ecin) desse gás aumentou.
Do ponto de vista teórico, podemos dizer que o entendimento do papel dos gases foi muito importante para a compreensão das reações químicas.

Existem três variáveis usadas para descrevemo comportamento dos gases: pressão (P), temperatura (T) e volume (V).

Um gás é definido como uma substância que se expande espontaneamente para preencher completamente seu recipiente de maneira uniforme. Três variáveis são especialmente usadas para descrever o comportamento dos gases: volume (V), pressão (P) e temperatura (T). Antes de desenvolver uma relação entre essas variáveis,necessitamos considerar o significado de cada um destes termos.

Pressão (P)
A pressão é definida como força por unidade de área. No estado gasoso, a pressão é o resultado do choque de suas moléculas contra as paredes do recipiente que as contém.
A medida da pressão de um gás é feita através de um aparelho chamado manômetro.
O manômetro é utilizado na medida da pressão dos gases, dentro de recipientesfechados. É formado por um tubo em U, contendo mercúrio.
Encontramos dois tipos de manômetro, o de extremidade fechada (Pgás = h) e o de extremidade aberta (Pgás = Patm – h).
As unidades de pressão usuais são:
atmosfera (atm), centímetros de mercúrio (cmHg), milímetros de mercúrio (mmHg); Torricelli (torr).
1 atm = 76 cmHg = 760 mmHg
1 mmHg = 1 torr

Temperatura (T)
É a medida do grau deagitação térmica das partículas que constituem uma substância.
No estudo dos gases, é utilizada a escala absoluta ou Kelvin (K) e, no Brasil, a escala usual é a Celsius ou centígrada (°C). Portanto, para transformar graus Celsius (t) em Kelvin, temos:
T= t + 273

Volume (V)
O volume de qualquer substância é o espaço ocupado por esta substância. No caso dos gases, o volume de uma dada amostraé igual ao volume do recipiente que a contém.
As unidades usuais de volume são: litro (L), mililitro (mL), metro cúbico (m3), decímetro cúbico (dm3) e centímetro cúbico (cm3).

* AS LEIS FISICAS DOS GASES

São leis experimentais que mostram como varia o volume de um gás quando a pressão e a temperatura desse gás variam. Considerando que essas variações são transformações físicas,...
tracking img