Transtornos de aprendizagem e sindrome de asperger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução

Existem diversas transtornos que afetam o processo de aprendizagem e a síndrome de Aspeger é uma delas. Esta síndrome é um “subtipo” do autismo, porém há muitas controvérsias que questionam se a síndrome é uma variação do autismo ou se é uma patologia com características independentes. A síndrome é caracterizada pelo início precoce de atrasos e desvios no desenvolvimento dehabilidades sociais, comunicativas e demais habilidades (Klin, 2006). E faz parte dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), também conhecido por Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.


1.1 Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) englobam o Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo na Infância,Transtorno de Asperger e Transtorno Global sem outra especificação. Os TGD se caracterizam pelo comprometimento grave em alguns aspectos do desenvolvimento, como por exemplo, habilidades de interação social, comunicação e atividades estereotipadas. Segundo Gomes e Bosa (2004), o Manual de Diagnósticos e Estatísticos de Distúrbios Mentais o comprometimento qualitativo que determina tais condiçõesrepresenta um leve desvio em relação ao nível de desenvolvimento do indivíduo.
A maioria dos estudos sobre o TGD focaliza o impacto do mesmo nos pais. De acordo com a perspectiva biopsicossocial sistêmica, a família deve ser considerada como uma unidade funcional no qual o impacto de uma enfermidade repercutirá em cada membro e em todos os relacionamentos familiares, desta forma a TGD afeta direta ouindiretamente a família do indivíduo com a mesma (Gomes e Bosa, 2004).

2. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais

Atualmente se fala muito em inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Sabe-se que a legislação aborda quanto a obrigatoriedade de matricular e acolher todos os alunos independente de suas necessidades oudiferenças. No entanto tal acolhimento dos alunos com necessidades educacionais especiais não é suficiente, então faz-se necessário criar condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades, ou seja, sistemas de ensino que se organizem para além de assegurar matrículas e acolhimento, assegurando também a permanência de todos os alunos sem perder de vista a intencionalidadepedagógica e qualidade do ensino (Frias e Menezes, 2008).

2.1 Histórias da educação especial

A história da inclusão atravessou diversas fazes em diferentes épocas e culturas. Na Idade Antiga, na cidade de Esparta na Grécia é considerado um período de grande exclusão social, pois crianças que nasciam com alguma deficiência eram abandonadas ou até mesmo eliminadas, sem chance alguma oudireito ao convívio social (Correia, 1999, apud Frias e Menezes, 2008). Na Idade Média pessoas com deficiência eram extremamente marginalizas, rotuladas como invalidas, perseguidas e mortas, muitas vezes pautados em questões religiosas e por conta disso as famílias desses indivíduos preferiam escondê-los a passar por tamanha vergonha, e desta forma acabavam privando esses indivíduos (deficientes) davida comunitária e social (Frias e Menezes, 2008).
É possível destacar três atitudes sociais que marcam o desenvolvimento da Educação Especial no tratamento dado a pessoas com necessidades educacionais especiais e consistem em (Mazzota 2005, apud Frias e Menezes 2008):
* Marginalização: grande descrença nas capacidades dos indivíduos com deficiência tendo como consequência a omissão dasociedade no que tange a organizar serviços para essa parcela da população.
* Assistencialismo: marcada por ideais filantrópicos, paternalistas e humanísticos que buscavam somente dar proteção as pessoas com deficiência, permanecendo a descrença nas capacidades nos mesmos.
* Educação/reabilitação: crença nas potencialidades e no desenvolvimento de pessoas com deficiência acarretando numa...
tracking img