Eletricidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMANDOS ELÉTRICOS
Está apostila é usada nas aulas ministradas na matéria de comandos no curso de pósmédio mecatrônica, não se tratando de um material voltado para a qualificação. Há ainda um complemento que é dado nas aulas práticas no laboratório. Este material não é destinado a comercialização.

INTRODUÇÃO
Dentro das aplicações de Eletricidade da potência, a parte industrial é sem dúvidauma das mais importantes, sobretudo porque representa uma transformação da energia elétrica Como parte de um produto. Como tal, é freqüentemente integrante das atividades exercidas pelos profissionais da área, seja na forma de projetos elétricos, instalação dos acessórios e equipamentos, fator fundamental para que se Obtenha rentabilidade elevada e racionalização dos Procedimentos Industriais, ecustos otimizados e com isso preços. Dentro desta área de conhecimento situações - se uma área de comandos elétricos das técnicas e métodos que são para acionamentos de máquinas e equipamentos. O comando elétrico é composto de circuito de força, onde são registrados e ligadas as cargas, e circuito de comando onde os dispositivos de manobra e proteção são comandados.

COMO FUNCIONA O MOTORTRIFÁSICO DE INDUÇÃO CA?
São os mais utilizados, porque uma distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Seu princípio de funcionamento é Baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes alternadas trifásico é aplicado em pólos defasados fisicamente de 120 º. Dessa forma com a correntes defasadas em 120 º elétricos, em cada instante, um par de pólos possuio campo de maior intensidade, causando uma associação vetorial desse efeito o campo girante.

Apostila de comandos

2

Campo magnético girante como a soma de três vetores
MOTOR DE INDUÇÃO: funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo é o motor mais utilizado de todos,sendo Adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas encontradas na prática. Atualmente é Possível controlarmos uma velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de freqüência. A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do extrator Irá produzir um campo magnético variante no tempo que Devido a distribuição uniforme do enrolamento do extrator Irá Gerar um CampoMagnético Resultante girante na velocidade proporcional à freqüência da rede trifásica. O fluxo magnético girante não extrator atravessará o entreferro e por ser variante no tempo induzirá tensão alternada não enrolamento trifásico do rotor. Como os enrolamentos do rotor estão curtos circuitados essa tensão induzida fará com que circule uma corrente pelo enrolamento do rotor o que por conseqüência iraProduzir sem um fluxo magnético do rotor que Tentara se alinhar com o campo magnético girante do extrator. Alguns motores funcionam com corrente alternada; outros com corrente contínua. À primeira categoria pertencem o motor assíncrono e o motor síncrono (este, praticamente um alternador que absorve energia elétrica para fornecer energia mecânica). O motor assíncrono é constituído basicamente pelosseguintes elementos: - um circuito magnético estático, constituído por chapas ferro magnéticas empilhadas e isolado entre si, ao qual se dá o nome de extrator; - por bobinas (n. de grupos, consoante o motor monofásico ou polifásico) localizadas em cavas abertas no extrator e alimentadas pela rede de corrente alternada; - por um rotor constituído por um núcleo ferromagnético, também laminado, sobreo qual se encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelos, nos quais são induzidas correntes provocadas pela corrente alternada das bobinas do extrator. No motor síncrono, o rotor é constituído por um ímã permanente ou bobinas alimentadas em corrente contínua mediante anéis coletores. Neste caso, o rotor gira com uma velocidade diretamente proporcional a freqüência da corrente...
tracking img