Politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA FAMÍLIA DE MÃOS DADAS COM A POLÍCIA MILITAR

Autor: 1º Ten Werik Ramos da Silva Órgão Responsável: Polícia Militar Público Alvo: Comunidade de Moradores do Setor Vila Nova Município de Execução: Morrinhos-GO

A participação que gera mudanças na maneira de se posicionar e nas atitudes práticas das pessoas diante do problema; a intervenção adquire, assim, uma outra eficácia, porque sefundamenta na contribuição de todos. Maria Fátima Olivier Sudbrack

Morrinhos, janeiro de 2012

JUSTIFICATIVA

O aumento do uso de drogas tem causado a degradação da família e o empobrecimento das relações sociais gerando nas pessoas um profundo sentimento de abandono. Esse cenário agravou-se nos últimos anos com a transferência do uso da maconha para o uso do crack, droga que causa sériadependência e efeitos catastróficos em qualquer comunidade. Hoje, muitos adolescentes no início da puberdade já estão viciados em crack e outras substâncias que o potencializam, sofrendo, assim, todas as mazelas oriundas dessa droga como: violência generalizada, envolvimento com roubos e furtos, envolvimento com o tráfico, mortes etc.

Diante dessa perspectiva preocupante, faz-se necessária eurgente a adoção de medidas que busquem diminuir o quantitativo de usuários, principalmente entre os jovens, através da atenção às famílias e, acima de tudo, do acompanhamento dos jovens não adictos evitando a experimentação voluntária ou compulsiva. Nesse cenário, através do monitoramento e de Ações Educativas de Proteção é possível, por parte da Polícia Militar, envolver a família no combate àsdrogas.

Atualmente, são ínfimos os recursos e projetos voltados para a diminuição de adictos o que tem contribuído para uma situação inversamente proporcional ao comércio de drogas. O que vislumbramos é uma sociedade caótica que perdeu sua capacidade de fazer escolhas entre o que é bom e o que é ruim tornando-se, ironicamente, marginalizada contra a própria vontade.

Contudo, algumas ações com ofoco direto às drogas são realizadas pela Polícia Militar mas que tornam-se medidas paliativas para um problema de tal complexidade que, segundo especialistas, está enraizado na desagregação familiar. Mesmo o PROERD – um dos maiores programas de combate às drogas realizado por órgão público e que é uma medida educativa de proteção da préadolescência, não tem resistido ao alastramento do crack.2|P á gin a

Portanto, resta-nos atacar a raiz do problema através do envolvimento efetivo das famílias para aumentar os fatores de proteção e minimizar os fatores de risco. Isso, ao que nos parece, somente é possível com o engajamento de um órgão policial, da própria família como célula comunitária e de outros órgãos públicos. Com o monitoramento, as ações educativas, as ações inclusivas e aaceitação por parte da família da presença policial como protetora da vida será possível encontrar um novo caminho.

Assim, este projeto se propõe a iniciar a busca por esse caminho delimitando o setor Vila Nova, na cidade de Morrinhos-GO, como ponto de partida tendo em vista a característica dessa comunidade: presença de jovens adictos, presença do tráfico, crimes recorrentes, violênciaauto-dirigida e interpessoal, área territorial pequena. Os resultados positivos e negativos servirão de base para a correção do projeto e sua conseqüente ampliação para os demais bairros da cidade.

3|P á gin a

FINALIDADE Levar a comunidade do setor Vila Nova, através das famílias, a desenvolver o estreito relacionamento com a polícia militar para aumentar os fatores de proteção e, em conseqüência,reduzir os fatores de risco para a violência, tráfico e uso de drogas e delinqüência infanto-juvenil através de Ações Educativas de Proteção.

OBJETIVO GERAL Promover o estreito relacionamento entre a comunidade e a Polícia Militar através da colaboração mútua e do monitoramento das famílias para a redução do uso e tráfico de drogas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Reduzir o uso de drogas por parte...
tracking img