Transtornos da afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS DE AFETIVIDADE
Desde o seu nascimento a criança encontra-se em um estado de dependência absoluta.
Para poder crescer, desenvolver-se, integrar-se socialmente e até mesmo sobreviver, ela precisa dos outros. Para conseguir sua independência e alcançar sua autonomia, também precisa considerar-se como indivíduo singular e diferente dos demais, fortalecer sua identidade, superandoe dissociando de tudo que a rodeia.
Durante toda nossa vida, os fatos ou acontecimentos vividos por nós serão nossas experiências de vida e passarão a fazer parte de nossa consciência. Dos fatos e acontecimentos teremos lembranças e sentimentos, assim como também teremos lembranças desses sentimentos, portanto, lembraremos não apenas nossas experiências de vida mas, também, lembraremos seelas foram agradáveis ou não, prazerosas ou não...
É exatamente essas relações que estabelecemos com os outros que podem gerar os transtornos de afetividade.

CONCEITO
O desenvolvimento intelectual e o processo de socialização dependem, em grande parte, da maneira como a criança desenvolve seus primeiros contatos afetivos (Piaget, Manco, Erickson).
O conceito de afetividade em seusentido estrito, é a resposta emocional e sentimental de uma pessoa a um estímulo, a uma situação. Blendes a define como o conjunto do acontecer como o conjunto do acontecer emocional, em que os sentimentos, as emoções e as paixões seriam seus componentes.

O DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE
DE 0 A 2 ANOS: O âmbito psicológico e social, é a família. A figura materna é o ponto de referênciaessencial. Nessa faixa etária a ansiedade é uma estado afetivo muito frequente.
A PARTIR DOS 2 ANOS: A criança alcança um nível de autonomia e de amadurecimento fisiológico, linguístico e motor que permite ampliar seu espaço e reafirmar essa autonomia por meio da brincadeira.
ENTRE OS 4 E 5 ANOS: A criança é capaz de tomar iniciativas em seu comportamento. Dessa forma começa a desenvolver umaconsciência moral que indica o que é certo e o que é errado.
A PARTIR DOS 6 ANOS: As relações com outras crianças aumentam e se consolidam.
ENTRE OS 8 A 11 ANOS: Começam a manifestar os transtornos da vida afetiva, e fazem isso por meio de dificuldades de aprendizagem. Nesse período a criança se encontra entre dois estágios: final da infância e início da adolescência.
A vida afetiva do pré adolescentese caracteriza pelo afã da emancipação, independência e liberdade.

AGENTES SOCIAIS: Família e Sociedade
FAMÍLIA
É o meio natural em que a criança começa sua vida e inicia sua aprendizagem básica por meio de uma série de estímulos e de vivências que a condicionam profundamente ESCOLA
Ocupa um lugar muito importante. A escola não interfere apenas na transmissão do saber científico,culturalmente organizado, mas influi na socialização e individualização da criança desenvolvendo as relações afetivas, a habilidade de participar nas situações sociais (brincadeiras, trabalho em grupo), as destrezas de comunicação, o papel sexual, as condutas pré-sociais e a própria identidade (autoconceito, autoestima, autonomia).
ao longo da sua vivência.
SOCIEDADE
O processo de socializaçãotraz implícito aprender a evitar condutas consideradas prejudiciais para o grupo.
Os transtornos afetivos podem ser agrupados em dois grandes blocos denominados externalização (quando as consequência se refletem no ambiente: condutas agressivas, hiperativas, delituosas e problemas sexuais) e internalização (as condutas neuróticas e obsessivas, cuja a primeira vítima é o próprio sujeito).As principais causas desses transtornos são: a ruptura do núcleo familiar, a carência afetiva que pode desencadear síndromes.

TRANSTORNOS AFETIVOS CAUSADOS PELAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Qualquer transtorno do tipo afetivo pode interferir na linguagem da criança impedindo um desenvolvimento evolutivo normal. Na escola, entre os transtornos afetivos mais comuns devemos destacar a...
tracking img