Atmosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMADAS ATMOSFERA

A Troposfera é a camada da atmosfera logo acima da crosta terrestre. Nela acontecem os principais fenômenos atmosféricos ligados ao clima. A movimentação desta camada de ar, comoresultado do aquecimento do planeta somado à sua rotação, provoca desde correntes de ar até furacões. Na Troposfera as nuvens, que provocam chuvas e descarregam raios, se formam. Sua espessura é de11 km de altura nas regiões próximas à linha do equador - onde o ar é mais quente - e cerca de 8 km nos pólos do planeta, lugares onde o ar muito frio ocupa menos espaço. Como a temperatura do ar é aagitação das suas moléculas, nas regiões quentes as moléculas estão mais agitadas e ocupam um espaço maior (um volume maior), enquanto que nas regiões frias elas estão mais calmas e próximas (é maisdenso).

Na Troposfera a temperatura média é de 15 °C, mas diminui em média 6,5 °C para cada mil metros de altura, chegando a congelantes 57 °C negativos na tropopausa - região que separa a Troposferada segunda camada atmosférica, a estratosfera. É na Troposfera que estão 85% da massa de toda atmosfera e praticamente toda a água, que chamamos de umidade do ar. Toda essa massa de ar está emconstante movimento, pois é aquecida próxima ao solo e resfriada na tropopausa. Este ciclo, chamado de convecção, é o principal responsável pela grande atividade desta camada de ar.

As diferenças noscomportamentos da temperatura nas diferentes camadas têm origem basicamente na forma com que cada uma é aquecida. Assim, a Troposfera, que recebe calor principalmente do solo, através de radiaçãoinfravermelha refletida do Sol, é mais quente na sua base do que em maiores altitudes. Aquecido pelo solo, o ar sobe (as moléculas ficam mais agitadas, aumentam o espaço ocupado - volume - e o ar fica menosdenso: sobe) e com isso faz o ar frio descer (raciocínio inverso: no alto, perdem calor, ficam menos agitadas, se aproximam e o ar fica mais denso: desce). Todo esse movimento de subida e descida de...
tracking img