Transtorno distimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE


TRANSTORNO DISTÍMICO E CICLOTÍMICO

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado – Turma do Período 6º A, Campus: Associação San Julian. Ministrado pelo Prof.ª Enf.ª Carlos.

CURITIBA
2012
TRANSTORNO DISTÍMICO
Características diagnósticas
        A característica essencial do Transtorno Distímico éum humor cronicamente deprimido que ocorre na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos 2 anos (Critério A). Os indivíduos com Transtorno Distímico descrevem seu humor como triste ou “na fossa”. Em crianças, o humor pode ser irritável em vez de deprimido, e a duração mínima exigida é de apenas 1 ano. Durante os períodos de humor deprimido, pelo menos dois dos seguintes sintomasadicionais estão presentes: apetite diminuído ou hiperfagia, insônia ou hipersonia, baixa energia ou fadiga, baixa auto-estima, fraca concentração ou dificuldade em tomar decisões difíceis e sentimentos de desesperança (Critério B). Os indivíduos podem notar a presença proeminente de baixo interesse e de autocrítica, freqüentemente vendo a si mesmos como desinteressantes ou incapazes. Como essessintomas tornaram-se uma parte tão presente na experiência cotidiana do indivíduo (p. ex., “sempre fui desse jeito”, “é assim que sou”), eles em geral não são relatados, a menos que diretamente investigados pelo entrevistador.
Especificadores
        A idade de início e o padrão sintomático característico do Transtorno Distímico podem ser indicados pelo uso dos seguintes especificadores:

InícioPrecoce. Este especificador deve ser usado se o início dos sintomas distímicos ocorre antes dos 21 anos de idade. Esses indivíduos estão mais propensos a desenvolver Episódios Depressivos Maiores subseqüentes.

Início Tardio. Este especificador deve ser usado se o início dos sintomas distímicos ocorre depois dos 21 anos.
Com Características Atípicas. Este especificador deve ser usado se o padrãosintomático durante os dois últimos anos do transtorno satisfaz os critérios para Com Características Atípicas.
Características descritivas e transtornos mentais associados
As características associadas ao Transtorno Distímico são similares às de um Episódio Depressivo Maior. Diversos estudos sugerem que os sintomas encontrados com maior freqüência no Transtorno Distímico podem ser sentimentosde inadequação, perda generalizada do interesse ou prazer, retraimento social, sentimentos de culpa ou preocupação com o passado, sensações subjetivas de irritabilidade ou raiva excessiva e diminuição da atividade, efetividade ou produtividade. Em indivíduos com Transtorno Distímico, os sintomas vegetativos (p. ex., sono, apetite, alteração do peso e sintomas psicomotores) parecem ser menoscomuns do que nas pessoas em um Episódio Drepressivo Maior. Quando um Transtorno Distímico sem Transtorno Depressivo Maior prévio está presente, este é um fator de risco para o desenvolvimento de um Transtorno Depressivo Maior (em contextos clínicos, até 75% dos indivíduos com Transtorno Distímico vão desenvolver Transtorno Depressivo Maior dentro de 5 anos). O Transtorno Distímico pode estar associadocom Transtornos da Personalidade Borderline, Histriônica, Narcisista, Esquiva e Dependente. Entretanto, a avaliação das características de um Transtorno da Personalidade é difícil nesses indivíduos, uma vez que os sintomas crônicos de humor podem contribuir para problemas interpessoais ou estar associados com uma autopercepção distorcida. Em crianças, o Transtorno Distímico pode estar associadocom Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno da Conduta, Transtornos de Ansiedade, Transtornos de Aprendizagem e Retardo Mental.
 Características específicas de idade e gênero
        Em crianças, o Transtorno Distímico parece ocorrer igualmente em ambos os sexos e com freqüência acarreta em comprometimento do desempenho na escola e na interação social. As crianças e os...
tracking img