Transtono bipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNO BIPOLAR

INTRODUÇÃO
O Transtorno Bipolar (TB) é um importante problema de saúde, que apresenta episódios recorrentes de mania, hipomania e depressão, e prejuízos para a qualidade de vida tanto do paciente quanto de seus familiares (MORENO; DIAS, 2008; KAPCZINSKI et al., 2009; GOODWIN; JAMISON, 2010). Este transtorno do humor acarreta prejuízos laborais e sofrimento psíquico para oportador e para as pessoas próximas dele (GUZE; ROBINS, 1970; ROCCA; LAFER, 2008).
Trata-se de uma patologia psiquiátrica grave, que envolve aspectos neuroquímicos, acompanhamento do portador, a longo prazo, assume um papel fundamental visto que essa é uma doença crônica, associada a altos índices de mortalidade, comorbidades e prejuízos socioeconômicos, muitas vezes, importantes (SUPPES;DENNEHY, 2009). Nesse sentido, faz-se necessário considerar as dificuldades relacionadas ao envolvimento do paciente na manutenção de seu tratamento, mesmo na ausência de sintomas evidentes.
Cabe lembrar que esse transtorno mental apresenta como características principais: as oscilações de humor, a impulsividade, o abuso de substâncias psicoativas, as altas taxas de comorbidade e mortalidade edificuldade na adesão ao tratamento. Berk (2009) afirma que o TB é a sexta causa mais comum de incapacidade entre adultos, sendo difíceis, tanto seu diagnóstico quanto seu tratamento.
No que se refere aos prejuízos neuropsicológicos, a literatura descreve dificuldades em vários domínios cognitivos em pacientes com TB, sendo estas observadas mesmo nos períodos em que há remissão dos sintomas (GOODWIN,JAMISON, 2010; KAPCIZINSKI et al., 2009; ROCCA; LAFER, 2006). Estudos evidenciam que os processos cognitivos predominantemente abalados no curso da doença são as funções executivas (FRANGOU et al., 2005; KAPCZINSKI et al., 2009; ROBINSON et al., 2006).
As funções executivas são processos que possibilitam ao indivíduo realizar atividades dirigidas a metas, de maneira autônoma (LEZAK, 1995;MALLOY-DINIZ et al., 2008). Essas funções resultam em comportamentos complexos que estão cognitivos, relacionados a outros processos cognitivos, emocionais, motivacionais e volitivos (LEZAK, 1995). Observa-se, na depressão, que o tempo de reação é lentificado e há dificuldades na utilização de estratégias eficazes para a resolução de problemas (ROCCA; LAFER, 2008). As dificuldades nas funçõesexecutivas estariam relacionadas a prejuízos na capacidade de inibição de respostas inadequadas, acarretando comportamentos impulsivos, representados por respostas imprecisas, rápidas, incongruentes com os objetivos que os pacientes desejam atingir (MALLOY- DINIZ et al., 2008).
Assim, entende-se que as dificuldades relacionadas às funções executivas, enquanto conjunto de habilidades para lidar comsituações novas e ambíguas, interfere de maneira significativa na adaptação dos indivíduos às atividades cotidianas e em sua adesão ao tratamento (GOODWIN, JAMISON, 2010; MALLOY- DINIZ et al., 2010; MARTÍNEZ-ARÁN et al., 2004b). De fato, observa-se que não há um acordo entre os estudiosos sobre as dificuldades cognitivas e executivas apresentadas pelos portadores de TB no período de remissão da doença(KAPCZINSKI et al., 2009).
Cabe ressaltar que das doenças psiquiátricas que cursam com psicose, o TB é a única que permite um grau de profilaxia suficiente para manter os pacientes funcionando em um nível similar à linha de base (KAPCZINSKI; ANDREAZZA; SALVADOR, 2008). Contudo, a adequada profilaxia do dano que o TB causa aos indivíduos requer a elucidação dos mecanismos responsáveis por estedeclínio.
Desse modo, estudos que venham a colaborar com a compreensão dos mecanismos envolvidos no TB são importantes, tanto do ponto de vista clínico quanto do social, considerando a prevalência do TB na população e seu impacto na vida dos portadores, bem como os gastos gerados ao sistema de saúde (KAPCZINSKI; ANDREAZZA; SALVADOR, 2008).
O TB tem sido considerado um dos mais graves tipos de...
tracking img