As grandes sindomes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As grandes síndromes psiquiátricas

As síndromes psiquiátricas são caracterizadas pelo conjunto de sinais e sintomas que se agrupam de forma recorrente e são observadas na parte clínica diária.
O diagnóstico sindrômico é um ato clínico modesto, mas importante no raciocínio clínico. Sempre que possível, após aprecia-se caracterização dos sinais e sintomas e seu ordenamento em síndromesclínicas, em seguida, a formulação de diagnósticos relativas aos transtornos mentais específicos, fisiopatológico ou psicopatológico específicos.
Os principais quadros psiquiátricos ocorrem na população brasileira, prevalência durante a vida, síndrome psiquiátrica em qualquer momento da vida e necessidade potencial de tratamento em decorrência de casos que ocorreram nos últimos 12 meses, que vai demandarassistencial profissional, pelo sofrimento que o transtorno mental produziu.
Segundo estudos, mostra que no Brasil, 31 a 50% da população brasileira, apresenta durante a vida, pelo menos um episódio de algum transtorno mental, 20 a 40% da população necessita, de ajuda profissional por conta desses transtornos mentais.

Síndromes Ansiosas

Síndromes ansiosas são ordenadas no início por doisgrandes grupos: Ansiedade Constante, (generalizada, livre e flutuante), e quadros de crises de Ansiedade Abrupta com mais ou menos intensidades (Síndrome do Pânico).
A ansiedade generalizada, o quadro caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos na maior parte dos dias, por pelo menos seis meses.
O individuo fica angustiado, tenso, preocupado, nervoso ou irritado, dificuldades paradormir, para relaxar, baixa concentração, aparecem os sintomas físicos: cefaléia, dores musculares, queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamentos, sudorese fria.
Nas crises de ansiedade, crises do pânico, a manifestação intermitente, com eclosão de vários sintomas ansiosos, crises intensas de ansiedades, nas quais ocorrem importantes descargas do SNC autônomo, suor frio,taquicardia, desconforto respiratório ou sensação de asfixia, náuseas, formigamentos em membros e lábios. Nas crises intensas o paciente pode experimentar diversos graus da chamada despersonalização, são reveladas como sensação de cabeça ficar leve, corpo estranho, sensação de perda de controle, e de estranhar a si mesmo, pode ocorrer desrealização (sensação de que o ambiente antes familiar, pareceestranho,diferente). Nas crises do Pânico ocorre com freqüência medo de ter um infarto, um ataque do coração, medo de morrer ou de enlouquecer. As crises são de início abrupto 5 a 10 minutos e não duram mais que uma hora. São desencadeadas por: aglomeração de pessoas, de se sentir preso, em congestionamentos, situações de ameaças. Quando as crises são recorrentes denomina-se transtorno do pânico, pode ounão ser acompanhadas de agarofobia, (fobia de lugares amplos e aglomerados).

SÍNDROME MÌSTA DE ANSIEDADE E DEPRESSÂO
São quando os sintomas depressivos e ansiosos estão presentes, nenhuma por si só é grave.
O quadro de ansiedade de origem orgânica é constituído por uma síndrome ansiosa, que é resultante de uma doença, uso de fármacos ou outras condições patológicas como Hipertireodismo, lúpus,eritomatoso,etc.

Exemplos de TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA:
-Ansiedade e preocupação excessivas.
-Considerar difícil para controlar preocupações.
-Inquietações.
-Cansaço fácil.
-Dificuldades para concentrar.
-Sensação de sentir que deu um branco na mente.
-Tensão muscular, dificuldades para relaxar.
-Alterações do sono (dificuldades para pegar no sono).

TRANSTORNO DE ATAQUE DOPÂNICO:
-Período de intenso desconforto ou sensação de medo.
-Palpitações ou taquicardia.
-Sensação de falta de ar.
-Sensação de asfixia.
-Suor nas mãos.
-Medo de morrer.
-Tremores.
-Formigamentos ou anestesias.
-Ondas de calor ou calafrios.
-Tonturas.


TRATAMENTO:
No transtorno de pacientes co-ansiedade, em geral usa-se combinações harmônios a, entre terapias e fármacos,...
tracking img