Transporte ferroviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O transporte ferroviário é utilizado para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas neste tipo de modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades. Como: minério,produtos agrícolas e derivados de petróleo.
No Brasil existem três tipos de bitola, larga (1,60m) métrica (1,00) e mista, que são características importantes para definir a distancia entre os trilhos deuma ferrovia. A maioria da malha ferroviária se concentra na região sul e sudeste e nordeste com predominância para transporte de cargas. O Brasil conta com 29 mil km de malha ferroviária. Hoje apenas10% desta malha estão em pleno uso (capacidade total). Outros 7 mil km são usados abaixo da capacidade e o restante, 13 mil km, estão sendo subutilizados.

Características :

Vantagens:

-Grande capacidade de carga
- Adequado para grandes distancias
- Elevada eficiência energética
- Baixo custo de transporte
- Baixo custo de manutenção
- Possui segurança em relação ao modalrodoviário, visto que ocorrem poucos acidentes, furtos e roubos;
- Pouco poluente.

Desvantagens:

- Alto custo de implantação;
- Transporte lento devido as suas operações de carga e descarga;
- Baixaflexibilidade com pequena extensão da malha; geralmente precisa de outro modal para completar o destino;
- Baixa integração entre os estados.
O sistema ferroviário ainda é pouco confiável devido aoprazo de entregas e perdas, mesmo com o valor dês fretes baixo, esse sistema é pouco competitivo com os outros meios devido às condições dos vagões e ferrovias, que aumentam as possibilidades de perdaspor causa da umidade e impactos durante o transporte.

Infraestrutura

Na década de 50 a ferrovia foi sendo substituída aos poucos pelo modal ferroviário, o que na época representava menor custo.Devido a essa tendência as linhas férreas se tornavam em seus trechos de menor expressão obsoletas, e aos poucos eram transformadas em extensas rodovias.
De 1950 a 1990, a falta de investimento no...
tracking img