Transportadores continuos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof. Dr Orlando Fontes Lima Jr
oflimaj@fec.unicamp.br
Livre Docente e Professor Associado da FEC UNICAMP
Foi Professor da Escola Politécnica da USP e Prefeito da Unicamp
Coordenador do LALT - Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes
Ano de Publicação: 2005

Resumo
A movimentação urbana de mercadorias tem crescido muito em importância por estar diretamente relacionada com avida das pessoas nas cidades e com o aumento dos congestionamentos nas regiões mais centrais. Este problema atinge o operador logístico, que tem sua eficiência reduzida; o morador da cidade, que tem sua qualidade de vida afetada pela poluição e interferências dos caminhões; e o poder público, que tem grande dificuldade em regulamentar e minimizar os impactos deste processo sem prejudicar acontinuidade das atividades econômicas a ele associado. Este trabalho procura discutir um pouco o futuro desta questão, apresentando inicialmente um panorama dos principais problemas relacionados à movimentação de cargas em centros urbanos, relacionando algumas das discussões em andamento sobre o tema hoje no mundo e identificando algumas tendências de sua evolução.

Introdução
Prever o futuro não étarefa fácil e acertar a previsão então, quase impossível.
Por que aceitar, então, o convite para escrever sobre o futuro da movimentação de cargas nas cidades? Talvez baseando-se em Bernal, 1929, que diz existir dois futuros, o do desejo e o do destino, e poder explanar um pouco algumas idéias sobre este primeiro.
Continuando com a interpretação de Artur Clarke, 1989, o futuro não existe, poisquando isto acontece, ele é presente. O que todos têm é uma vaga imagem do que virá, que reflete os desejos e que em raras vezes coincidem com o que realmente acontece, ou seja, com futuro do destino. O importante é a reflexão sobre o futuro, pois é onde o homem expressa seus sonhos e alguns deles são transformados em realidade.
Das diversas dimensões que alguns ousam fazer previsões, é sobre atecnologia que é encontrado o maior volume de discussões, talvez por ser onde o homem teve até hoje maiores condições de materializar seus sonhos. Se alguém vê um vaso (objeto bem definido) caindo do parapeito de uma janela no terceiro andar de um edifício (condições bem definidas) e faz a previsão de que ele vai quebrar, tem bastante chance de acertar. Talvez erre se ele for de plástico. Agora seuma caixa preta (objeto pouco definido) cai de uma janela qualquer (condições mal definidas), pode ser que se quebre ou não, e as chances de acerto de uma previsão nestas condições se reduzem bastante.
Pode ser que este texto esteja nesta segunda situação, o que não impede de serem apresentadas algumas das tendências em discussão hoje sobre o tema: movimentação de cargas em centros urbanos,tendo-se o cuidado de identificá-las dentro dos problemas atuais, ou seja, para fundamentá-las nos sonhos de equacioná-los. Por este motivo, o texto a seguir está estruturado em três partes: na primeira, são identificados os principais problemas associados à movimentação de mercadorias em centros urbanos atualmente, na segunda parte, são apresentadas algumas discussões em andamento no mundo sobreestas questões e, finalmente, na terceira parte do texto, serão relacionadas algumastendências e previsões sobre como será a movimentação de cargas nas cidades nos próximos anos.

A Carga na Cidade Hoje
O problema de movimentação de cargas em centros urbanos pode ser visto sob diferentes óticas:
Sob a ótica do operador logístico, que tem sua eficiência prejudicada pelos congestionamentos edificuldades de acesso, não conseguindo cumprir prazos e degradando sua produtividade.
Sob a ótica do morador da cidade, que tem sua qualidade de vida prejudicada pela poluição e interferências dos caminhões nos locais onde mora e trabalha.
E sob a ótica do poder público, que tem grande dificuldade em regulamentar e minimizar os impactos deste relacionamento carga-cidade e, ao mesmo tempo, garantir...
tracking img