Fonte retificadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO

É um semicondutor muito utilizado para fazer alimentação da armadura de pequenos motores de corrente contínua, alimentação de enrolamentos de excitação de máquinas elétricas,carregamento de baterias e alimentação de circuitos eletrônicos.

A ponte retificadora pode ser Monofásica ou Trifásica, Totalmente Controlada ou Semi Controlada, podendo ser montada de formacompacta ou por meio de conjunto com arranjo de tiristores (dispositivos semicondutores multicamadas) e diodos.

Os diodos, como acontece também com os outros componentes eletrônicos, têmmúltiplas utilizações.

As mais simples envolvem apenas um diodo. Um diodo é um elemento retificador, pois conduz num sentido e não conduz no outro. Para ser mais preciso, quando estápolarizado inversamente, conduz uma insignificante corrente no sentido inverso (chamada corrente inversa de saturação). Quando está polarizado diretamente, conduz corrente no sentido direto, mas provoca umaqueda de tensão no circuito. Se o diodo for de silício, esta tensão é de 0,6 a 0,7 V. Concretamente, se a tensão direta aplicada ao diodo não ultrapassar 0,5 V, ele não conduz (ou conduz uma corrente demuito pequeno valor). Nos exemplos seguintes vamos supor os diodos ideais. Um diodo ideal é aquele cuja corrente é 0 quando está polarizado inversamente e em que a tensão aos seus terminais é zeroquando está polarizado diretamente.

COMPONENTES

• Uma ponte pode ser construída por 4 diodos, mas existem pontes retificadoras com 4 terminais já montadas, o que é mais prático. Doisterminais (marcados com ~) ligam a saída do transformador e os outros dois (marcados com um + e um -) são a saída do retificador.

EXEMPLOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS









Em sérieParalelo






Exemplo de Ponte Retificadora


[pic]

Ponte Retificadora 35A 1000V Diodo Retificador de Potência...
tracking img