Transsportador de canecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transportadores Contínuos para Granéis Sólidos

CAPITULO 6 – ELEVADOR DE CANECAS (EC)
Com os estudos efetuados sobre movimentação de granéis sólidos, podemos notar que, para transporte em elevação, tanto os transportadores de correia quanto os transportadores helicoidais possuem limitações. Para os TC’s vimos que em transportes verticais é imprescindível a utilização de correias aletadas e queos Transportadores helicoidais não são adequados para transportes pesados. Para vencer essas dificuldades utilizamos os elevadores de canecas, de uma ou duas colunas, que conseguem efetuar transportes verticais com eficiência e economia de custos e espaço físico. Os elevadores de canecas constituem um meio econômico de transporte vertical de material a granel, podendo ser inclinados de até 70°,havendo casos especiais de equipamentos horizontais. São fabricados em vários tipos, em função das características do material a ser transportado. Podem ser do tipo centrífugo ou contínuo e com as canecas fixas em correia ou em correntes.

Fig. 29 - Desenho dimensional de um elevador de canecas

48

Transportadores Contínuos para Granéis Sólidos

Fig. 30 – EC de 1 coluna

Fig. 31 – EC de2 Colunas

6.1 – Tipo de elevadores de caneca (EC) 6.1.1 – Elevadores contínuos Estes elevadores caracterizam-se por suas canecas espaçadas, por sua baixa velocidade e também por na maioria das vezes, trabalharem em plano inclinado de 30º com a vertical, porem podem operar verticalmente. Este tipo de elevador foi projetado para elevação de materiais abrasivos e de alta e de alta granulometria,mas são também empregados na elevação de materiais frágeis ou extremamente finos como cimento e cal. Sua inclinação e baixa velocidade lhe proporcionam excelente rendimento devido à facilidade de alimentação total das canecas assim como descarga mais suave. Entre as canecas praticamente não existe espaçamento e o seu formato alem de proporcionar total carregamento, faz como que na descarga acaneca da frente sirva de calha de descarga do material da caneca seguinte.

49

Transportadores Contínuos para Granéis Sólidos

Fig. 32 – Alimentação por gravidade do EC continuo Os EC contínuos podem ser:

Fig. 33 – Descarga natural (a caneca da frente guia o material)

Contínuo de correia – normalmente encontrados em transportes de materiais frágeis, pulverizáveis ou fluidos. Possuemcarregamento por alimentação direta e operam em baixas velocidades e seus conjuntos de cabeceira são maiores que o dos centrífugos;

Fig. 34 – EC continuo de correia Contínuos de corrente – utilizado no transporte de materiais pesados e de maior granulometria, sendo as canecas fixadas por um par de correntes que são acionadas por rodas dentadas.

Fig. 35 – EC continuo de corrente

50 Transportadores Contínuos para Granéis Sólidos

6.1.2 – Elevadores Centrífugos Este tipo de elevador tem as canecas espaçadas, operam na vertical e em velocidade maior que os contínuos. A descarga do material elevado é feita pela ação da força centrifuga desenvolvida quando as canecas passam ao redor do tambor de acionamento. É indicado para elevação de materiais de livre vazão, tais como grãos, areia,carvão triturado e produtos químicos secos. Na elevação de grãos,a velocidade da correia pode atingir até 250 m/mim, enquanto que para o uso industrial, na elevação e outros produtos a velocidade pode chegar no Maximo a apenas 130 m/mim. O espaçamento das canecas na elevação de grãos em elevadores de alta velocidade e alta capacidade pode variar de 1,5 a 2 vezes o valor de sua projeção, enquantoque para os elevadores industriais deve ser de 2 a 3 vezes o valor de sua projeção. Os EC centrífugos podem ser: Centrífugos de correia – normalmente utilizados para transporte de materiais finos, secos e de fácil escoamento, e que não possuem fragmentos que possam danificar a correia. Suas canecas são fixadas diretamente na correia por parafusos, com o espaçamento ideal para permitir o...
tracking img