Transmissor fm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*

PROJETO INTEGRADOR II
*
*
*
Relatório

*
*
Transmissor FM
*

Uberlândia 2011

*
*
*
PROJETO INTEGRADOR II
*
*

Relatório
*
*
Transmissor FM

Alex Martins Boaventura
Felipe Diogo de Lima
Rodrigo Pereira Carvalho

Uberlândia 2011Objetivo
O projeto elaborado visa montar um equipamento transmissor de sinais utilizando freqüências FM (freqüência modulada). O equipamento projetado deve ser montado em capacetes para comunicação entre motociclistas de um mesmo raio de alcance de sinal, e comunicação entre piloto e passageiro de uma mesma motocicleta.

Orientadores
Paulo LopesResumo
Trata-se de um transmissor FM, elaborado para comunicação entre duas ou mais pessoas (dependendo da quantidade de circuitos transmissores e receptores disponíveis e ajustados ou interligados).
Composto por um pequeno (menção ao seu tamanho) circuito transmissor, configurado através de freqüências FM. É capaz de transmitir mensagens, de pequeno e médio alcance (até 40m), fazendo uso deondas de rádio.
Para seu funcionamento, o transmissor é dependente de um receptor frequencial, seja este de qualquer origem.
Estes dispositivos, devido ao seu tamanho (pequeno porte), sua fácil manipulação e sua portabilidade, pode ser aclopado a objetos como capacetes, servindo como fone e microfone para comunicação entre usuários.



Figura 1: Placa de Circuito montada em uma pequenacaixa plástica.

Sumário

Capa 1
Contra Capa 2
Objetivo 2
Orientadores 2
Resumo 2
Sumário 5
Lista de Figuras.................................................................................................................5
Texto 2
Introdução 2
Desenvolvimento 2
Conclusão 2
Referências Bibliográficas 2
Anexo 1 - Lista deMaterial.............................................................................................11
Anexo 2 - Fotografias......................................................................................................12

Lista de Figuras

Fiigura 1: Placa de Circuito montada em uma pequena caixa plástica. 2
Figura 2: Microtransmissor (10x4 centímetros) 2
Figura 3: Diagrama completo do Transmissor FM 2

Texto
Introdução
OProjeto é um microtransmissor de FM.
Alimentado por uma bateria ele tem a função de enviar seus sinais a um receptor de FM (rádio comum, rádio de carro ou aparelho de som com FM) para cerca de 40 metros.
O dispositivo conta com um microfone, que serve para captação de vozes e ruídos existentes a sua volta. Devido seu pequeno porte (como mostra a figura 2), se bem escondido o transmissor pode serusado como trunfo de espionagem.
Sua maior sensibilidade está ligada ao alcance, pois este vigora de acordo com certos fatores como: existência de interferência no local e congestionamento da faixa de FM.


Figura 2: Microtransmissor (10x4 centímetros)

Desenvolvimento
O transmissor consiste basicamente num oscilador de alta freqüência, onde esta é determinada pelo circuito ressonante.Este circuito pode ser ajustado em CV, para operar em freqüências entre 60 e 108 MHz. A realimentação que mantém a oscilação vem do capacitor de 4,7pF. O microfone tem um transistor amplificador no seu interior. Os sinais captados pelo microfone passam para o circuito de alta freqüência através do capacitor eletrolítico. Aplicados à base do transistor, estes sinais fazem o sinal transmitido variarem freqüência de acordo com o som, o que depois é reconhecido pelo receptor e reproduzido no dispositivo de saída do som.
A figura 3 retrata o diagrama do Transmissor FM.

Figura 3: Diagrama completo do Transmissor FM
Obs.: Os furos da placa devem ser preenchidos pelos terminais dos componentes, de modo a deixar a saída dos mesmos para o lado cobrado daquela. Podendo assim ser soldados....
tracking img