Transmissor de fm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 RESUMO

Neste relatório será apresentado os procedimentos e os resultados obtidos no projeto de um Transmissor de FM, sendo que este, servirá como exigência parcial, para a obtenção de média bimestral na disciplina de Princípios de Comunicações.
























































2.0 INTRODUÇÃO
Aosacudir uma corda esticada, atirar uma pedra no lago ou fazer vibrar uma lâmina de aço, produz-se um tipo especial de movimento ondulatório ou simplesmente ondas.
As ondas se classificam em ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. As mecânicas são aquelas que exigem a presença de um meio material elástico através do qual a perturbação se propaga. O som propagando-se no ar constitui umaonda mecânica, pois é o ar (meio material) que sofre a perturbação. As ondas mecânicas não podem existir no vácuo. Já a onda eletromagnética é sempre criada por cargas elétricas que vibram intensamente. Essa vibração origina campos elétricos e campos magnéticos que se propagam pelo espaço e dispensam a presença de um meio material. As ondas eletromagnéticas são aquelas que podem se propagar novácuo. Um exemplo de onda mecânica é o som. As ondas de rádios são eletromagnéticas.
As ondas possuem características e propriedades, a seguir vejamos:
( A amplitude A da onda corresponde ao máximo afastamento da crista ou do vale em relação à posição de equilíbrio. A amplitude de uma onda está relacionada á energia que transporta: quanto maior a amplitude, maior a quantidade deenergia que a onda estará transportando, energia essa que lhe foi transferida pela fonte de ondas. Nesse tipo de onda, seu tipo mais alto recebe o nome de crista, e seu ponto mais baixo corresponde ao vale.
( O comprimento de onda, grandeza representada por λ (letra grega lâmbda), corresponde ao comprimento de uma onda completa. Ele pode ainda ser medido pela distância entre uma crista e avizinha, ou então pela distância entre um vale e um vizinho.
( O tempo necessário para a realização de um ciclo completo (ida e volta) recebe o nome de período, representado por T. Os pontos do meio também realizam ciclos, e o período dos movimentos da onda é igual ao período do movimento da fonte de ondas.
( Outra grandeza fundamental no estudo das ondas é a sua freqüência,representada por f, que corresponde ao número de ondas que passam por um determinado ponto do meio ou ao número de ondas que são produzidas em um dado intervalo de tempo f = n/Δt. Em que n é o número de ondas e Δt é o intervalo de tempo correspondente.
A freqüência f de uma onda está relacionada ao período T: quanto menor o período T, maior será o número de ondas produzidas num dado tempo, ou seja,maior será sua freqüência f. O período T de uma onda é medido em segundos (s) e a freqüência f em 1/s, ou ainda ciclo/segundo, unidade que recebe o nome de hertz, símbolo Hz.
( A velocidade (v) de propagação da onda em um meio, é outra grandeza fundamental para o estudo das ondas. Ela depende apenas de características desse meio. Se nenhuma alteração é introduzida no meio, a velocidade daonda permanece constante. Então usando a definição de velocidade média, temos:
V= ΔS/ΔT ( (v = λ . f)
Essa relação mostra que, em um determinado meio, o comprimento de onda é inversamente proporcional à freqüência de onda.

O que são ondas eletromagnéticas?
Ondas de energia, geradas por campos elétricos e magnéticos oscilantes. As ondas de rádio, por exemplo, são uma forma deradiação eletromagnética que pode ser criada pela oscilação de correntes elétricas num fio. As partículas subatômicas de carga negativa, ou elétrons, fluindo ao longo do fio, criam uma zona (ou campo) de influência elétrica em volta de si mesma; criam também um campo elétrico.
Quando os elétrons são levados a se mover rapidamente para frente e para trás – isto é, oscilar – os campos...
tracking img