Transformando suor em ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º slide:

APRESENTAÇÃO DO GRUPO

2º slide:

ANTES DA HISTÓRIA BIC - INOVAÇÃO

Antigamente eram usadas as antigas canetas de pena e tinteiro, mas estas eram difíceis de serem usadas, pois sujavam os documentos e as mãos de quem escrevia, além do tempo despendido para recarregá-las e aguardar que a tinta secasse no papel e de terem um custo elevado, tornando seu uso não acessível a todos.O jornalista húngaro Laszlo Biro conhecia bem todos estes problemas. Assim, enquanto visitava a redação de um jornal, ele teve a idéia de criar uma caneta que utiliza uma tinta de secagem rápida, em vez da tinta da Índia. Observando que a tinta do jornal saía imediatamente seca e quase nunca borrava, Biro se dedicou a criar um novo tipo de instrumento de escrita que utilizasse uma tintasemelhante. Para evitar que sua caneta entupisse com uma tinta espessa, propôs o uso de uma pequena esfera de metal que rolava em uma extremidade do tubo onde estava esta tinta de secagem rápida. A esfera então teria duas funções: agir como um protetor para impedir que a tinta secasse e permitir que a tinta fluísse para fora da caneta a uma velocidade controlada.

Em 1938, Biro e seu irmão Georg, queera químico, entraram com um pedido de patente junto ao Departamento Europeu de Patentes (site em inglês). Laszlo Biro teve que deixar a Hungria e recebeu a patente em Paris. Começou então a produzir os primeiros modelos comerciais, as canetas Biro.

Apesar de já haverem propostas do gênero no passado, o design dos Bíros resolvia muitos dos problemas práticos relacionados com o entupimento efugas indesejadas de tinta. Nos anos 40, eles licenciaram o design a inúmeros fabricantes nos estados Unidos e Inglaterra, mas, foi somente uma década depois que todos os problemas foram sanados por Marcel Bich.

Este verdadeiro ícone da democracia - com um custo tão barato que torna acessível a qualquer bolso - é também um dos primeiros produtos de uma cultura de "usar e jogar fora", permitindoinclusive que inúmeras propostas viessem a ser criadas à volta deste objeto.

Nasceu assim o produto mais tradicional da empresa BIC.

3º slide:

CRESCIMENTO DA BIC – VISÃO DO FUTURO

Bich acreditou no potencial deste mercado e, partir daí, a BIC não parou de crescer. Sob a missão de oferecer um produto acessível e de qualidade a empresa começou a tomar proporções maiores e ser difundida pelomundo inteiro, começando pela Itália, em 1954, passando pela Brasil, em 1956, pelos EUA, em 1958... Chegando à Turquia em 2006. Marcando o ano de 1969, em a BIC fabricava 25% das canetas usadas em todo o mundo. Em 2010, eram vendidas cerca de 1 milhão de canetas BIC Cristal no Brasil diariamente.
Estima-se que a BIC Cristal detenha 40% do mercado de canetas esferográficas, setor que devemovimentar hoje algo entre US$ 600 milhões e US$ 800 milhões no Brasil, o que equivale a vendas da ordem de 1 bilhão de unidades ao ano.
Esse crescimento e desenvolvimento da BIC se deram devido não só à produção da esferográfica Cristal, mas também o desenvolvimento de outros produtos, de outras linhas, parcerias e aquisições de outros grandes grupos.

4º slide:

INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE• Na BIC, os processos tendem a reduzir a quantidade de matéria-prima usada no produto e embalagem, contribuindo para limitar o esgotamento dos recursos naturais.
• BIC Ecolutions: Para reduzir o uso de recursos não renováveis, a BIC oferece uma gama de produtos projetados tendo em mente obter vantagens ambientais. Usar novos materiais, como bioplásticos, material reciclado ou fluidosà base de água, que são menos nocivos para o meio ambiente, é o objetivo da BIC com sua linha de papelaria e barbeadores BIC Ecolutions.


5º slide:

RESPONSABILIDADE SOCIAL

“Estimular o desenvolvimento de nossos funcionários através de treinamento e contribuir para programas comunitários pragmáticos”

Um dos objetivos mais importantes da política social da BIC é desenvolver a...
tracking img