Transformadores eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSFORMADORES ELÉTRICOS

CONCEITO
O transformador, representado esquematicamente na Figura 1, é um aparelho estático que transporta energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário (saída). Os valores da tensão e da corrente são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal, e a frequência se mantêm inalterados.

Figura 1 –Representação esquemática de um transformador.

As principais variáveis que definem o dimensionamento de um transformador são a bitola dos condutores (corrente) e o material isolante utilizado (tensão).
Os enrolamentos de alta tensão (AT) são constituídos por várias espiras de fio fino, sendo que os enrolamentos de baixa tensão (BT) possuem um menor número de espiras com bitola maior.
A razão entre astensões do primário e do secundário, bem como entre os respectivos números de espiras dos seus enrolamentos, definem a relação de transformação (a) de um transformador. Assim,

Se a>1, o transformador é rebaixador; se a<1, o mesmo será elevador.

Considerando-se que as potências aparentes na entrada e na saída são iguais (S1=S2), as correntes obedecem à seguinte relação:

portantoAssim, fica definida a equação fundamental de transformação

NORMALIZAÇÕES

Como o estudo dos transformadores envolve as principais grandezas elétricas, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabeleceu normas nacionais de operação, construção, manutenção e uso dos mesmos. Segundo a NBR 5440, as potências padronizadas para transformadores de distribuição, em kVA, são:

a)Transformador monofásico instalado em poste: 3 ; 5 ; 10 ; 15 ; 25 ; 37,5 ; 50 ; 75 ; 100
b) Transformador trifásico instalado em poste: 15 ; 30 ; 45 ; 75 ; 112,5 ; 150
c) Transformador trifásico instalado em plataforma: 225 ; 300 ; 500 ; 750 ; 1000



Figura 2 – Vista externa

COMPONENTES CONSTRUTIVOS

Os transformadoressão constituídos, basicamente, de uma parte ativa e de acessórios complementares.
Parte ativa
Compreende as bobinas (enrolamentos do primário e do secundário) e o núcleo ferromagnético. Para que haja um funcionamento eficaz, é necessário que seus componentes sejam prensados e devidamente calçados, a fim de suportarem as mais diferentes condições ambientais a que são submetidos.
Osenrolamentos são constituídos de fios de cobre, de seção retangular ou circular, isolados com esmalte ou papel. Os enrolamentos de BT e AT (Figura 3) normalmente são concêntricos, onde a BT ocupa a parte interna e a AT a parte externa, sendo estes fracionados em bobinas de menor número de espiras, chamadas “panquecas”, por motivo de isolação, facilidade de manutenção e retirada das derivações para conexãoao comutador.

(a) (b)
Figura 3 – Enrolamentos de um transformador: (a) BT; (b) AT

O núcleo é constituído de lâminas de material ferromagnético, contendo em sua composição o silício, que possui excelentes características de magnetização (temporário),baixas perdas por histerese epor mudança de temperatura. O empilhamento das lâminas, isoladas entre si e do núcleo, é feito para minimizar a ação das correntes parasitas provenientes da variação de fluxo ocorridos sobre o material, que é condutor.

Acessórios complementares

a) Tanque
Mostrado na Figura 8.4, serve de invólucro da parte ativa e do líquido isolante. Nele encontramos os suportes para fixação em postes,ganchos e olhais de suspensão, tampa de inspeção, conector de aterramento, fios de passagem das buchas, placa de identificação, radiadores, dispositivos de drenagem e amostragem do líquido isolante, visor de nível do óleo, etc.
b) Buchas
São dispositivos que permitem a passagem dos condutores constituintes dos enrolamentos para o meio externo (redes elétricas), mostrados na Figura 5. São...
tracking img