Transformadores de potencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TRANSFORMADORES DE POTENCIAL

Outra definição é que os transformadores de potencial são transformadores desenvolvidos para operar com os terminais do secundário com cargas de elevadasimpedâncias, como é o caso da bobina de voltímetros, bobinas voltimétricas dos relés, etc (SIMONE, 1998). São equipamentos importantes e de alto custo no contexto dos sistemas elétricos de potencia.
Figura [1 ] - Transformadores de Potencial
Figura [ 1 ] - Transformadores de Potencial

São máquinas estáticas que transferem energia elétrica de um circuito para outro, mantendo a mesma frequência e,normalmente, variando valores de corrente e tensão. De maneira geral, a função de um transformador é a de reduzir as perdas em transmissão por redução de corrente requerida para transmitir uma determinadapotencia elétrica (NINÄS, 2004). Esta transferência de energia é acompanhada de perdas que dependem, normalmente, da construção do transformador, do seu regime de funcionamento e da sua manutenção(ARAÚJO; SANTOS, 2009). Estas transformações devem ocorrer em níveis normalizados (115 ou 115/√3 [V]. Assim, com menor custo e maior segurança, pode-se conectar o instrumento de medição (voltímetro)nosecundário.
A razão (divisão) entre a tensão no primário sobre a tensão apresentada no secundário de qualquer transformador é uma constante chamada de relação de transformação (RT). A RT é determinadana fabricação do TP pela razão entre o número de espiras do enrolamento primario sobre o número de espiras do enrolamento secundário, assim conhecendo-se a RT e a tensão no circuito secundário,tem-se o valor da tensão no circuito primário.
RTTP=N1N2= V1V2
Assim conhecendo-se a RT e a tensão no circuito secundário, tem-se o valor da tensão no circuito primário.
São construídos de maneira a tera relação de transformação muito precisa, ou seja, num TP de 138.000/115 volts, quando a tensão primária for 138.000 volts, a tensão secundária será exatamente 115 volts. Se a tensão primária...
tracking img