Transformadores de potencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSFORMADORES A ÓLEO E TRANSFORMADORES A SECO



TRANSFORMADORES A ÓLEO E TRANSFORMADORES A SECO

Trabalho apresentado como requisito de obtenção de média parcial referente ao 2º bimestre do 7º período do curso de Engenharia Elétrica a disciplina Instalações Elétricas II.

PONTA GROSSA
27/10/2011

1 – TÍTULO 4
2 – OBJETIVO 4
3 – INTRODUÇÃO 4
4 – FUNCIONAMENTO DE UMTRANSFORMADOR 5
5 – TRANSFORMADORES A ÓLEO 6
5.1 – COMPOSIÇÕES DE UM TRANSFORMADOR A ÓLEO 7
5.2 – TIPOS DE REFRIGERAÇÃO DO TRANSFORMADOR A ÓLEO 11
5.3 – CARACTERÍSTICAS DO ÓLEO ISOLANTE 13
5.3.1 – REFINAÇÃO 14
5.3.2 – PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E ELÉTRICAS 14
5.4 - ENSAIOS 16
6 – TRANSFORMADORES À SECO 17
6.1 – COMPOSIÇÕES DE UM TRANSFORMADOR À SECO 17
6.2 – REFRIGERAÇÃO DOTRANSFORMADOR À SECO 19
6.3 – ENSAIOS 19
7 – COMPARATIVO ENTRE TRANSFORMADORES À ÓLEO X À SECO 20
8 – CONCLUSÃO 21
9 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

1 – TÍTULO

TRANSFORMADORES À ÓLEO E TRANSFORMADORES A SECO

2 – OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é iniciar um estudo sobre dois tipos de transformadores quanto a construção da maneira de dissipação de calor, os transformadores a óleo e ostransformadores a seco utilizados na transformação de energia elétrica.

3 – INTRODUÇÃO

A invenção do transformador, por volta do fim do século XIX, tornou-se possível o desenvolvimento do moderno sistema de alimentação em corrente alternada, pois as subestações de potência são frequentemente localizadas a muitos quilômetros de distância dos centros de consumo onde estão localizadas ascargas. Anterior a esse período a eletricidade publica era realizada com sistemas de corrente contínua, com fontes de geração localizados próximo do local de consumo.
Indústrias pioneiras no fornecimento da eletricidade reconheceram rapidamente os benefícios dessa ferramenta a qual poderia dispor alta corrente, normalmente obtida da saída de um gerador elétrico e transformá-lo para um determinadonível de tensão possível de transmiti-la em condutores de dimensões práticos a consumidores que naquele tempo poderiam estar afastado a um quilômetro ou mais e poderiam fazer esta transmissão com eficiência.
Atualmente os sistemas de transmissão e distribuição são vastamente mais longos e possuem total dependência dos transformadores, os quais são mais eficientes que aqueles do século atrás.
Umtransformador é um dispositivo que transforma uma corrente alternada senoidal com uma determinada tensão, em uma corrente elétrica senoidal, com uma tensão eventualmente diferente, sendo esta transformação realizada através da ação de um fluxo magnético. É um equipamento que transforma energia elétrica em energia elétrica com características diferentes, mantendo uma independência elétrica entre atensão de entrada e a tensão de saída, pois não existe qualquer ponto de ligação elétrica entre as duas tensões do transformador. Considerando o princípio de conservação de energia, a potência se mantém igual dos dois lados, o que faz com que as alterações de tensão provoquem alterações na corrente, mantendo-se a energia que entra igual à energia que sai.

4 – FUNCIONAMENTO DE UM TRANSFORMADORO fenômeno da transformação é baseado no efeito da indução mútua. A figura 1 exemplifica um transformador.

Figura [ 1 ] - Transformador

Onde uma tensão alternada é aplicada no enrolamento primário de um transformador, circulando uma corrente por este enrolamento, que por sua vez produzirá o surgimento de um fluxo magnético também alternado. A maior parte deste fluxo ficará confinado aonúcleo, uma vez que este caminho é o de menor relutância. Este fluxo originará uma força eletromotriz (f.e.m.) E1 no primário e E2 no secundário, proporcionais ao número de espiras dos respectivos enrolamentos, segundo a relação abaixo:

E1E2= N1N2=a
Onde:
a = razão de transformação ou relação entre as espiras.

As tensões de entrada e saída U1 e U2 diferem muito pouco da f.e.m....
tracking img