Transferir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O poder do agronegócio aparece como se fosse construído a partir do mercado, livre de comercio. O mercado é construído a partir das ações das políticas que regulam aspraticas do mercado. O agronegócio vende a ideia de que seu modelo de desenvolvimento é a
única via possível.
Essa condição é reforçada pela mídia e por estudiosos que homogeneízam asrelações sociais, as formas de organização do trabalho e do território como se fossem da mesma natureza.
Desse modo, procuram comparar as produtividades do agronegócio e da agriculturafamiliar. Como se fosse possível comparar a produção de pães de uma padaria com a de uma empresa multinacional.
A agricultura camponesa não é adepta do produtivismo, ou seja produziruma
única cultura e com exclusividade para o mercado e nem se utiliza predominantemente de insumos externos. Seu potencial de produção de alimentos está na diversidade, no uso múltiplo dos recursosnaturais. Nas regiões onde há concentração de pequenos agricultores, a desigualdade é menor e por conseguinte os índices de desenvolvimento estão entre os maiores.
Por outro lado, estaconstrução ideológica provocou a intensificação da resistência camponesa. Um destaque é a formação da Via Campesina, uma articulação mundial de movimentos camponeses contra o modelo do agronegócio.No Brasil, a Via Campesina é composta pelo MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Movimento de luta pela reforma agrária e pela justiça social), pelo MPA – Movimento dosPequenos Agricultores (é um movimento camponês, de caráter nacional e popular, de massa, autônomo e de luta permanente, constituído por grupos de famílias camponesas) , pelo MAB – Movimento dos Atingidospor Barragens ( tem por objetivo defender os interesses desse segmento, que, segundo eles, representaria parte significativa da população mundial e historicamente seria mantida à margem dos benefícios...
tracking img