Transferir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os indicadores simples permitem avaliar aspectos da realidade, como, aspectos socioculturais (taxa de analfabetismo; taxa de escolaridade feminina; consumo de jornais por habitante; número de médicos por 1000 habitantes; taxa de alfabetização de adultos), aspectos económicos (PIB per capita; RN per capita; taxa de inflação; taxa de crescimento anual do PIB; repartição da população activa porsectores de actividade), aspectos políticos (reconhecimento dos direitos humanos; reconhecimento dos direitos da criança; existência/ não existência da pena de morte; grau de participação na vida política) e aspectos demográficos (taxa de crescimento anual da população; taxa de natalidade; taxa de mortalidade; esperança média de vida).
 
Os indicadores compostos, que são constituídos pelosindicadores simples, permite-nos ter uma maior precisão da realidade. Falamos então do IDH (índice de desenvolvimento humano), composto pelos indicadores esperança de vida á nascença, taxa de alfabetização, taxa de escolaridade combinada, PIB per capita em dólares PPC paridade de poder de compra); IPH (índice de pobreza humana) que é calculado de forma diferente para os países desenvolvidos, IPH2 e para ospaíses em desenvolvimento, IPH1.
O IPH2 engloba os indicadores: probabilidade á nascença de não viver até aos 60 anos; percentagem de adultos que são funcionalmente analfabetos; percentagem de pessoas que vivem abaixo da linha de privação de rendimento (50% da mediana do rendimento disponível ajustado das famílias); taxa de desemprego de longa duração (12 meses ou mais). O IPH1 é composto pelaprobabilidade à nascença de não viver até aos 40 anos; taxa de analfabetismo de adultos; percentagem de pessoas sem acesso sustentável a uma fonte de água adequada; percentagem de crianças menores de 5 anos com peso deficiente para a idade.

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja,países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da duplacontagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
http://www.esquerda.net/dossier/d%C3%ADvida-dos-pa%C3%ADses-em-desenvolvimento-uma-perigosa-despreocupa%C3%A7%C3%A3o

Um país desenvolvido, segundo os padrões das sociedades consumistas contemporâneas, é um país que tem um PIB per capita superior e que possui um índice de desenvolvimento humano(IDH) elevado. Estes países situam-se principalmente na Europa, América Anglo-Saxônica e na Oceania. A América Latina não conta com nenhum país desenvolvido, mas conta com vários países em processo de desenvolvimento e países emergentes, como o Brasil, Argentina e México. Tais países possuem um elevado IDH e um PIB grande, mas mesmo assim lutam contra problemas sociais, como a desigualdade. Já aÁfrica não possui nenhum país desenvolvido. Na Ásia, os únicos considerados desenvolvidos são o Japão, Israel e os Tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Taiwan e Singapura). O conceito de Primeiro Mundo está intrinsecamente ligado a esta definição de países.As sociedades desses países são altamente consumistas. A luta por melhores condições de vida da população é visível, principalmente no que dizrespeito a uma melhor distribuição de renda, não existindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. Os impostos cobrados são directamente direcionados à construção de escolas, habitações, estradas, hospitais, programas de saúde e aposentadorias mais justas. A democracia está totalmente implementada nas nações desenvolvidas. Há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de...
tracking img