Transferir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Vera Lúcia da Silva Almeida¹ Eda Helena Comerlato Jardim²

RESUMO Este artigo analisa a abrangência do exercício de liderança na escola. A função do administrador escolar como líder, contribui para canalizar os conflitos, procurando resolvê-los e não ignorá-los. A liderança é um processo de influência motivadora, que pode ser transformacional, onde ocorreefeito de modificação de pensamento, carismática, com uma meta idealizada que deseja alcançar e visionária, com habilidades para criar e articular. Uma liderança consistente é de qualquer importância prática, pois melhora o entendimento, eleva a influência, aumenta a satisfação gerando qualidade das relações interpessoais. Os líderes são indivíduos que, por suas ações, encorajam um grupo de pessoasrumo a uma meta comum ou compartilhada. O líder é um modelo sob todos os aspectos, seja social, espiritual ou profissional e seus atributos mais valiosos são a integridade, inteligência, criatividade, coragem de expressar suas ideais. O gestor gera, junto ao seu grupo de trabalho, um ambiente progressivo colhendo bons resultados, pois sabe criar em torno de si um clima aberto e seguro. Despertamaior senso de participação e valores comuns, fazendo com que cada um sinta que seu envolvimento é extremamente importante. Palavras-chave: Liderança. Administrador. Trabalho.

1 INTRODUÇÃO Há uma diversidade de orientações externas no sistema escolar. Bem como existem as mais variadas concepções neste espaço pelas necessidades e anseios da comunidade. A sociedade hoje espera ter uma escola quebusque qualidade, e para isso vem tentando desenvolver metodologias que auxiliem na gestão, trazendo para sua estrutura a participação mais ativa da comunidade, estabelecendo uma parceria para tentar haver uma coordenação de ações, visando melhorar a própria estrutura da entidade. Trabalhar com procedimentos adequados para convencer, sensibilizar e negociar nas divergências é um processo que exigepaciência, respeito e disponibilidade do administrador escolar.

_________________________________ ¹ Graduação em Pedagogia – Universidade Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI – Indaial/SC ² Graduação em Pedagogia – Habilitação em Orientação Educacional- UNICAMP/Alegrete/RS. Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional – UFSM/RS.

2

O compartilhamento das decisões e a responsabilidade nasações, como também o exercício da liderança são ações coordenadas pelo administrador escolar. A liderança é um processo chave em todas as organizações. O gestor deve ser um guia para liderar com as pessoas que trabalham com ele. A liderança é uma forma influente e é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou promover o comportamento de outra, de maneira intencional. A liderançapode ser ensinada e aprendida: “A liderança parece ser a convocação de habilidades possuídas por uma maioria, mas utilizada por uma minoria. É, porém, algo que pode ser aprendido por qualquer pessoa, ensinado a todos, não devendo ser negado a ninguém” (BATEMAN et al.1998, p31). Líderes excepcionais têm visão. Conduzem pessoas e organizações em direções que sozinhas não seguiriam. É persuadir e pediro comprometimento dos seus seguidores através de seu próprio exemplo. É motivar a desempenhar atividades corretamente, comprometendo-se com os resultados, não só por meio de disciplina e responsabilidade, como também pelo entusiasmo.

2 MOTIVAÇÃO O conhecimento da motivação humana é indispensável pára que o administrador possa realmente contar com a colaboração das pessoas e criar condições deaplicabilidade dos conceitos da teoria administrativa na vida organizacional. A motivação é intrínseca, também não podemos dizer que motivamos os outros a isso ou aquilo. Ninguém motiva ninguém, Nós somos quem nos motivamos, ou não. Podemos dizer que a motivação é uma força e energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa. Nasce de nossas necessidades interiores, que se refere ao...
tracking img