Intelegencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência Emocional
A inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
As pessoas com inteligência emocional são optimistas, temauto-estima, são capazes de entender as outras pessoas de modo empático e eficaz. No mundo actual, tão competitivo, é indispensável conhecermos o comportamento humano. É preciso reconhecer atitudes racionais e emotivas e as necessidades básicas, tanto em nós como nos outros.
Ao mudar as atitudes internas das suas mentes, o ser humano pode mudar aspectos externos da sua vida. A inteligência emocionalé simplesmente o uso inteligente das emoções. É fazer, intencionalmente, com que suas emoções trabalhem a seu favor.
Para saber lidar com nossas emoções, precisamos descobrir como elas são processadas na nossa mente. A Inteligência Emocional é saber viver com as emoções e não viver em função delas. A humanidade sempre viveu em função das emoções.
Sentimentos e Emoções, se observarmos ao termoInteligência Emocional e dividirmos ambas as palavras, teremos a noção de “inteligência” mais “emoção”, é como se pensássemos com as nossas emoções. Um pensamento um pouco invulgar, afinal o que é isso “pensarmos como as nossas emoções?” Antes de falarmos sobre o conceito de inteligência emocional, torna-se necessário debruçar na denominação de emoção.
A emoção está relacionada a sentimentos. Apalavra sentimento vem de sentir, sensível, sensação, sensibilidade. No nosso dia-a-dia estamos constantemente a empregar a palavras “sensibilidade”, somos sensíveis ao frio, ao calor, sensíveis a críticas, sensíveis à mentira, etc. … Se tocar num objecto quente vai sentir calor, se beber água do mar vai sentir um gosto salgado, se cheirar uma flor vai sentir o seu perfume, se o sino tocar,provocando ondas sonoras, que por sua vez vibram os tímpanos, desperta a audição e os raios de luzes que são captados pelos olhos dá a forma aos objectos. Estes são os cinco sentidos básicos dos seres humanos. São com estes cinco sentidos que comunicamos com o mundo e são importantes para a definição de Inteligência Emocional. Todas as ferramentas do nosso corpo necessita que estejam bem consigo e com omundo. Por isso, devemos dar bastante atenção à questão da sensibilidade e como cada um de nós a usamos. Se os sentidos são os únicos contactos com o meio externo é através deles que recebemos os estímulos. Estimulação é a acção de estimular. Esta acção, de estimular os sentidos, provoca uma reacção. A acção dos estímulos nos sentidos é igual para todos os seres humanos, porém a sua reacção podevariar de um indivíduo para outro. Por exemplo, imaginemos duas pessoas a comer a mesma maçã, uma pode gostar e a outra não. Sabemos que todos os nossos sentidos têm uma ligação com o nosso cérebro, este recebe os estímulos do meio exterior e faz uma leitura destas sensações e através desta leitura determina a reacção; que por sua vez, esta manifesta-se com uma “carga emocional”.
CadernoConcentro a negociação numa área mais comportamental. As competências emocionais, podemos e devemos modificar, trabalhando.
A inteligência emocional, eu tenho que estar em primeiro lugar “quanto maior for a capacidade do líder expandir as suas emoções”. Emoção não é transmitir palavras. Efeito ressonância (provem da matemática, tem haver com o movimento das partículas) conceitos sem conteúdo é básio.Os componentes da inteligência emocional:
A capacidade de perceber, avaliar e expressar correctamente uma emoção, a capacidade de gerar ou ter a sentimentos quando eles puderem facilitar sua compreensão de si mesmo ou do outro. A capacidade de compreender as emoções e o conhecimento derivado delas; A capacidade de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e...
tracking img