Trafico de orgaos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DISCIPLINAS DA FILOSOFIA
 
  1.  ÉTICA
 
A ética é uma matéria teorética, e o filósofo moral está preocupado com a natureza da vida virtuosa, nos valores morais, na validade de determinadas ações e estilos de vida. É uma atividade analítica e está em busca de significados para os termos que aparecem em declarações éticas, do tipo: “bom”, “errado”, “certo”, “responsável”, “deve”, “deveria”,“quem mandou fazer assim” etc.
A ética está interessada em atribuir modos de ação que devem ser seguidos ou reverenciados pelas pessoas. O filósofo moral coloca-se na posição de um homem comum ou de uma mulher apanhado em um dilema moral, e procura princípios para orientar a ação apropriada. Não se preocupa  somente nos argumentos de a ação é certa ou errada, mas se preocupa com o princípio quejustifica esta ação. Logo, o filósofo trabalha na direção de apontar uma solução que seja universal ou que possa ser aplicada de modo geral em situações semelhantes. O relativismo moral ou ético argumenta que os princípios de ações universais ou absolutas são impossíveis, porque dependerá da situação e da cultura de cada indivíduo.
 
  2.  A FILOSOFIA SOCIAL E POLÍTICA
 
Na filosofia ética ofilósofo se preocupa com as ações isoladas dos indivíduos. Na filosofia social os filósofos se preocupam com as ações dos grupos ou sociedades. As reflexões filosóficas acerca da sociedade, se dividem em duas classes distintas:
A que procura examinar por que a sociedade é como se apresenta. Por que a guerra, o crime, a pobresa existem? etc.
A segunda classe de reflexões filosóficas sonda osalvos da sociedade e o papel que o estado deve desempenhar para alcançar estes alvos, no suprimento das necessidades dos indivíduos. Todos estes questionamentos e preocupações estão relacionados com outras ciências, como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a ciência política e as ciências econômicas.
A filosofia social e política analisa os conceitos como a autoridade, o poder, a justiça eos direitos individuais. Está preocupada com perguntas do tipo: Quem deve governar a sociedade? A obrigação política é comparável com outros tipos de obrigação? Qual o significado da democracia? Qual deve ser o papel do governo numa comunidade organizada? etc.
 
  3.  A ESTÉTICA
 
A estética faz parte da teoria de valores e em alguns pontos aborda as questões éticas, sociais ou políticas. Éinteressante para este segmento da filosofia a análise de idéias como beleza, gosto, arte etc. Seus questionamentos vão além de mera análise de conceitos estéticos. Analisa-se as  questões de estilo, intenção do criador, natureza da criatividade na arte etc. 
 
 
  4.  A LÓGICA
 
A lógica é a parte mais fundamental da filosofia, porque a filosofia é uma pesquisa lógica em que sistematicamentese aplica as leis do pensamento e do argumento. Para avaliarmos argumentos informais é necessário a aplicação de princípios lógicos, sem os quais se tornaria impossível chegar-se a uma conclusão coerente. Dentre as falácias mais comuns encontramos as pessoas apelando à autoridade ao invés de apelar à evidência para sustentar seus argumentos.
Por exemplo, apelar a autoridade do pai para defendera crença na existência de Papai Noel. Este tipo de apelo não é válido porque a autoridade não é qualificada para avaliar a questão, o pai do indivíduo jamais viu Papai Noel, logo não é argumento evidente para afirmar a sua existência. Nos argumentos teológicos costumamos usar a autoridade de Jesus e dos apóstolos em seus ensinos, para fundamentar nossas crenças doutrinárias, nesses casos o apeloé válido porque Jesus e os Apóstolos são autoridades suficientes para orientar as sãs doutrinas.
No uso da falácia “ad hominem”, um advogado poderá apelar ao argumento de que a pessoa que testemunha não é qualificada para dar o seu testemunho. Se estes argumentos forem verdadeiros poderá surtir algum efeito no processo,  do contrário seus argumentos não poderão ir de encontro ao testemunho da...
tracking img