Trade marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPM
Trabalho semestral de gerência de vendas e trade marketing
Adm 5B
Grupo:
Renato Mattar
Eduardo Scarceli
Professor: Luis Américo
Sumário
1. Introdução ............................................................................................... 1
2. Sub-Categoria escolhida ......................................................................... 1
3. Formatos de loja..................................................................................... 1
4. ETAPA 1
a. Perfil do Shopper .......................................................................... 2
b. Localização da categoria / sub-categoria na loja ......................... 3
c. Exposição da categoria / sub-categoria na loja ............................ 6
d. Amplitude / Profundidade dacategoria/sub-categoria na loja ...... 9
e. Comparativo de preços .............................................................. 10
f. Ações de comunicação da categoria no PDV ............................ 11
g. Papel da categoria/subcategoria no negócio ............................ 12
INTRODUÇÃO:
O objetivo do trabalho é que o grupo aprenda a avaliar a situação de uma determinada categoria e sub-categoria deprodutos (no caso a de desodorantes) em pontos de vendas diferentes, e consiga propor ações para as falhas percebidas e oportunidades encontradas.
Para isso serão realizadas visitas a quatro lojas e serão observados todos os detalhes da categoria de desodorantes, desde sua alocação no PDV, ações promocionais, preços, marcas, exposição nas prateleiras, entre outros.
Subcategoria escolhida:
Asubcategoria escolhida foi Desodorantes, que é uma subcategoria de higiene pessoal.
Formatos de loja visitados:
Duas Drogarias: Drogaria São Paulo e Onofre
Dois Supermercados: Pão de Açúcar e Extra
Etapa 1: Identificar as diferenças entre o trabalho nos formatos diferentes, no que diz respeito a:
a.Perfil do shopper
Pode-se dizer que a drogaria Onofre, por estar localizada no bairro de Moema,numa avenida de movimento comercial (Nhambiquaras), além de ser um ponto de venda com uma decoração mais sofisticada, possui um público com maior poder aquisitivo. No momento da visita havia muita gente nova, entre 25 e 35 anos aparentemente. Já na Drogaria São Paulo, o público era mais velho, entre 40 e 70 anos.
Na Onofre, o shopper não vai tanto à loja para comprar remédios, e mais para cosméticose cremes importados, produtos de higiene e perfumes. Já na São Paulo, a categoria de medicamentos é a que possui mais peso no faturamento, ficando com um grande espaço na loja e com 5 atendentes, equanto na Onofre os medicamentos estão no fundo da loja e com apenas 1 atendente (no momento da visita).
Em relação aos supermercados, pode-se dizer que o público do Pão de Açucar, localizado também emMoema no cruzamento de duas avenidas (Ibirapuera x Rebública do Líbano), tem um maior poder aquisitivo do que a do Extra, além de ser frequentado por pessoas mais novas e shoppers individuais, ao contrário do Extra que é mais visitado por famílias e pessoas mais velhas (entre 30 e 60 anos). Isso ocorre, além do fato da localização das lojas, também pelo tamanho delas, sendo que a loja do Pão deAçucar é considerada média/pequena e a do Extra, de grande porte (hipermercado), atraindo pessoas mais adultas, famílias e que focam em economizar mais.
b. Localização da categoria/subcategoria nas Lojas (onde fica dentro da loja, características do corredor/ seção, quais outras categorias próximas, tipo de fluxo)
Na Drograria São Paulo localizada no bairro da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo,a seção de categoria de produtos Desodorantes está alocada bem na entrada da loja, em frente a porta de vidro (automática), como pode-se observar na figura 1. Já na drogaria Onofre, localizada em Moema, também se pode observar o mesmo, pois não na entrada da loja, onde está localizada toda a linha de cosméticos, cremes e hidratantes (importados e nacionais), mas logo no início da seção de...
tracking img