Formulas de pomadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROTOZOÁRIOS

1) Giardia lamblia : Causadora da giardíase. Possui duas formas morfológicas: cistos e trofozoítas.

Cisto: forma ovalada, presença de núcleos, axonema e corpo parabasal. Encontrado em fezes formadas através do método de faust (flutuação por centrifugação), Hoffmann /Lutz( sedimentação espontânea) e de Ritchie (sedimentação por centrifugação)

Trofozoíto: forma piriforme,região anterior mais larga, dois núcleos do tipo vesiculoso e axonema que divide o flagelado ao meio.Encontrado em fezes diarréicas pelo método direto (KATO).



2) Entamoeba coli: É o agente causador da Amebíase Comensal (não patogênica - vive no intestino grosso humano). Possui duas formas morfológicas:
Cisto: presença de membrana cística, apresenta de 4 a 8 núcleos, forma circular.Trofozoíto: É a forma ativa do protozoário, na qual ele se alimenta e se reproduz


3) Entamoeba histolytica: Causador da amebíase. O estágio ativo (o trofozoíta) existe somente no hospedeiro e em fezes frescas; os cistos sobrevivem fora do hospedeiro na água, nos solos e em alimentos.
Cisto: presença de membrana cística, apresenta até 4 núcleos, forma circular. Encontrado em fezesformadas através do método de faust (flutuação por centrifugação), Hoffmann /Lutz( sedimentação espontânea) e de Ritchie (sedimentação por centrifugação).

Trofozoíto: apresenta grande núcleo com cariossomo central e puntiforme e hemácias no citoplasma. Encontrado em fezes diarréicas pelo método direto (KATO).



4) Trichomonas vaginalis: É o agente causador da tricomoníase. Não possui aforma cística, apenas a trofozoítica. A infecção pode acarretar diversas doenças graves nas vias geniturinárias
Trofozoíta: tem forma arredondada, com núcleo, blefaroplasto, de onde saem dois dos quatro flagelos, membrana ondulante que se estende até a metade do corpo do flagelado. É observado em secreção vaginal e uretral.


5) Trypanosoma cruzi: Agente etiológico da doença de Chagas, outripanossomíase americana. Apresenta três formas durante o seu ciclo:
Forma tripomastigota: fase extracelular, que circula no sangue. Apresenta flagelo e membrana ondulante em toda a extensão lateral do parasito. Esse estágio evolutivo está presente na fase aguda da doença, constituindo a forma infectante para os vertebrados.

Forma epimastigota : é a forma encontrada no tubo digestivodo vetor, não é infectante para os vertebrados. Tem forma fusiforme e apresenta o cinetoplasto junto ao núcleo. Possui flagelo e membrana ondulante.

Forma amastigota: fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. Está presente na fase crônica da doença.

Pesquisa do parasito: Esfregaço sanguíneo
6) Leishmania: Causador da leishmaniose,calazar ou ulcera de bauru, caracterizada por lesões ulcerosas indolores, únicas ou múltiplas. Exame parasitológico de sangue A Leishmania apresenta três formas durante o seu ciclo:
Amastígotas: formato ovóide ou esférico, núcleo único e no centro do citoplasma.
Promastígotas: formas alongadas em cuja região anterior emerge um flagelo livre.
Paramastígotas: formas ovais ou arredondadas comflagelo livre
Amastigota
Promastigota
Pesquisa do parasito: Esfregaço sanguíneo

7) Toxoplasma gondii: Causador da toxoplasmose. Possui três formas infectantes em seu ciclo de vida:
Taquizoíto: É uma forma móvel, de multiplicação rápida.
Bradizoíto: encontrados dentro do cisto.
Oocisto: É a forma de resistência que possui uma parede dupla bastante resistente às condições do meioambiente.

oocistos
taquizoítos

Cisto se rompendo liberando bradizoítos

A pesquisa de formas parasitárias, ao contrário das demais infecções, dificilmente é elemento diagnóstico, sendo somente realizada durante os exames anatomopatológicos dos casos...
tracking img