Trade finance

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O aumento da competição internacional pelos mercados impôs novos padrões de desempenho produtivo, tecnológico e mercadológico às empresas que pretendam alcançar um nível de competitividade global.
O cenário internacional se apresenta como uma enorme gama de oportunidades, desde que os empresários e profissionais que atuam nessa área vislumbrem a relaçãoproduto-mercado-consumidor.
A empresa terá benefícios com o procedimento e observará que a exportação, mediante legislação específica, estará isenta do recolhimento de impostos normais aplicados no mercado interno, além de poder usufruir de incentivos financeiros próprios da área da exportação por intermédio da rede bancária autorizada pelo Banco Central.
A competitividade global passa a derivar de ambos: a capacidadeda empresa de se adaptar às necessidades particulares de cada mercado e, simultaneamente, a de capturar economias de escala e sinergias em suas operações internacionais.
Para aproveitar economias de escala e sinergias, as empresas estão adotando estratégias de integração e expansão de suas atividades internacionais, ou seja, globalizando o negócio.



Desenvolvimento


Para que haja um bomdesenvolvimento da atividade de exportação, é de grande valia que a administração da empresa se preocupe, antes de tudo, em analisar que setores estarão envolvidos nesses segmentos. Vamos falar sobre algumas linhas de financiamento:

BNDES:
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal brasileira, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior, que tem por objetivo apoiar empreendimentos que visem o desenvolvimento nacional, sediado no Rio de Janeiro.
Suas linhas de financiamentos contemplam empréstimos de longo prazo a custos financeiros menores do que a média dos praticados no mercado varejista, desenvolvendo projetos de investimentos e a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país,bem como para o incentivo ao aumento das exportações brasileiras.

No Brasil os exportadores de bens e serviços dispõem linhas de financiamentos através de instituições financeiras credenciadas, nas modalidades:

Pré-embarque:
Financia a produção nacional de bens a serem exportados em embarques específicos.
O financiamento é definido em função do ciclo produtivo do bem a ser exportado, tendoo prazo máximo de até 30 meses, dos quais 24 meses na fase pré-embarque e 6 meses de carência na fase pós-embarque.
Para produtos com ciclo de produção de até 6 meses, a liberação será feita em parcela única, disponível após a contratação do financiamento. Para produtos com ciclos de produção superiores, a primeira liberação corresponderá aos recursos necessários para os primeiros 6 meses,sendo o restante do crédito liberado conforme o cronograma físico-financeiro do projeto.

Pré-embarque Especial:
Financia a produção nacional de bens a serem exportados, sem vinculação com embarques específicos, mas com período pré-determinado para a sua efetivação;
A vantagem para o exportador é a obtenção de capital de giro à produção a custos e prazos competitivos, além de permitir aoexportador usar suas exportações como lastro para Adiantamento de Contrato de Câmbio.

Pós-embarque:
Financia a comercialização de bens e serviços nacionais no exterior, através de refinanciamento ao exportador, ou através da modalidade buyer's credit.
O Exportador recebe à vista uma venda efetuada a prazo, o montante de até 100% do valor da exportação, mediante o desconto das cambiais deexportações garantidas com aval bancário ou carta de crédito (letras de câmbio, nota promissória ou cessão dos direitos creditórios da carta de crédito).

Para fechamento da operação de BNDES, é necessário:

• Limite de crédito, junto ao banco;
• Mercadoria a ser exportada e empresa cadastrada na FINAME;
• Certificado de Enquadramento, emitido pela FINAME;
• Estar quite com as contribuições...
tracking img