Motivacao e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM


Motivação e interesse podem facilitar, ou a falta deles pode dificultar a aprendizagem? Esta é uma pergunta que sempre surge quando uma pessoa aprende algumas coisas facilmente, mas esta mesma pessoa tem muitas dificuldades em aprender outras. Este texto trata primeiro os conceitos separadamente, e depois conclui se eles têm alguma relação e qual.


MotivaçãoSegundo Camargo (2009, p. 43), “A motivação tem sido um dos temas mais estudados no campo da Administração.” Segundo Paul Spector (apud CAMARGO, 2009, p. 44), motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Motivação envolve direção, intensidade e persistência de um comportamento. Motivação significa motivo para a ação (CAMARGO, 2009, p. 44).Segundo Hersey e Blanchard (apud GARBIN, 2011, p. 24), “o comportamento é geralmente motivado pelo desejo de alcançar algum objetivo.”
O modelo clássico de motivação é definido por Robbins (apud CAMARGO, 2009, p. 45), e consiste de seguintes estados em sequência: Necessidade não satisfeita, Tensão, Vontade, Comportamento de busca, Necessidade satisfeita, e Redução da tensão. A necessidade cria umatensão, que é interpretado como vontade, que causa a busca para baixar a tensão até uma nova necessidade (CAMARGO, 2009, p. 45).
Camargo (2009, p. 45) declara este modelo insuficiente para explicar motivações complexas do comportamento humano, e apresenta teorias que explicam o que motiva as pessoas, começando com a clássica Teoria da Hierarquia de Maslow. Segundo ele, dentro de cada pessoaexiste uma hierarquia de cinco necessidades, sendo Fisiológicas, Proteção, Sociais, Estima, e Autorrealização. De acordo com Maslow, atendida uma necessidade, a próxima aparece, e a teoria sugere que uma necessidade satisfeita extingue a motivação. (CAMARGO, 2009, p. 46-47).
Uma teoria surgida pelas observações dos executivos tratando seus funcionários é de McGregor, que propôs duas visões do serhumano: uma negativa, Teoria X, e outra positiva, Teoria Y. Nas duas teorias os executivos supõem coisas negativas e positivas dos seus trabalhadores, respectivamente, e tratam-nos de uma forma correspondente. Não sobra dúvida que os trabalhadores da Teoria Y são mais motivados, e continuam sendo assim. (CAMARGO, 2009, 48-49).
Frederick Herzberg criou a Teoria dos Dois Fatores, onde o comportamentohumano é orientado pelos Fatores Higiénicos (extrínsecos), onde o empregado não tem controle como salários e tipo de chefia, os quais, quando ótimos, apenas evitam a insatisfação, mas sendo péssimos, provocam a insatisfação, e pelos Fatores Motivacionais (intrínsecos), os quais, quando ótimos, levam à satisfação, mas caso contrário, bloqueiam a satisfação. (CAMARGO, 2009, p. 50).
David McClellanddesenvolveu para frente a teoria de Maslow, e identificou três necessidades: Necessidade de realização (NR), Necessidade de associação (NA), e Necessidade de poder (NP). Segundo McClelland, indivíduos sempre têm pelo menos algo de cada necessidade, e em geral diversos níveis de cada necessidade. (CAMARGO, 2009, p. 52-53).
Mihaly Csikszentmihalyi rejeitou a tese de que “o homem é motivado peloacúmulo de riqueza material ou de objetos,” e criou a Teoria do Fluxo. Segundo Vecchio (apud CAMARGO, 2009, p. 53), fluxo é um estado de grande concentração “quando as pessoas se dedicam a tarefas desafiadoras e orientadas a metas adequadas às suas aptidões e talentos.” Sempre quando a pessoa realiza uma tarefa bem definida, desafiadora e ao alcance de sua capacidade conhecida, ela obterá umaexperiência gratificante – fluxo (CAMARGO, 2009, p. 55).
Hackman e Oldman (apud CAMARGO, 2009, p. 55) definem cinco características do trabalho que contribuem para fazer da função (aqui entendido como “uma atividade específica de cargo assumido em uma instituição ou o próprio cargo; uma profissão; um ofício.”): Variedade, Identidade, Significado, Autonomia, e Feedback. Pessoas com maior necessidade...
tracking img