Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia


Estereótipos

Conjunto de crenças que se atribuem a membros de grupos simplesmente pelo facto de pertencerem a esse grupo. Aprendidos no decurso da socialização, correspondem a um processo de categorização social, tendo por função simplificar a interpretação que fazemos do real. Os estereótipos, que existem em todas as sociedades, têm uma função de simplificação que permite aadoção de quadros de interpretação do mundo social em que se está integrado. Quando nos comportamos de acordo com os estereótipos, obtemos a aceitação social, porque agimos de acordo com o que está estabelecido. Os estereótipos têm uma:
• função social cognitiva porque, ao categorizar a realidade social, transmitem dados que promovem a nossa adaptação;
• função socioafetiva, porque dão umsentimento de identidade social ao grupo que os partilha. Reforçam o sentimento do “nós” por oposição aos outros.

Preconceitos

Os preconceitos são atitudes que envolvem um pré-juízo, um pré-julgamento, na maior parte das vezes negativo, relativamente a pessoas ou grupos sociais. Os preconceitos têm uma função essencialmente socioafetiva, dado que manifestam um desejo de coesão e de proteçãode um grupo social. O preconceito tem três componentes: componente cognitiva (corresponde a um estereótipo geralmente negativo que se formula face a um grupo social), componente afetiva (refere-se aos sentimentos que se experimentam relativamente ao objeto do preconceito) e componente comportamental (refere-se à orientação do comportamento face á pessoa ou grupo). O preconceito pode refletir-senum comportamento mais ativo concretizando atos de descriminação.


Discriminação

A descriminação designa o comportamento dirigido aos indivíduos visados pelo preconceito. Não se pode confundir discriminação com preconceito, enquanto este é uma atitude, a discriminação é o comportamento que decorre do preconceito. Na base da discriminação está o preconceito que a fundamenta: racial, sexista,religioso, étnico,…


Conflito

O conflito é uma tensão que envolve pessoas ou grupos quando existem tendências ou interesses incompatíveis. O conflito ocorre em relações próximas e/ou interdependentes em que existe um estado de insatisfação entre as partes. Existem meios a que se recorrem para ultrapassar as situações de conflito:

1. Conflito e Cooperação- é necessária a cooperação,isto é, a ação conjunta que implique a colaboração dos envolvidos para se atingir um objetivo comum. O contato que envolva a cooperação, entreajuda e a interdependência tem muito mais possibilidades de sucesso na superação de conflitos.

2. Conflito e medição- a mediação é uma forma de resolver um conflito recorrendo a outra pessoa- o mediador- que não está envolvido no conflito. Recorre-se a ummediado quando os adversários já não conseguem comunicar serenamente mas pretendem resolver a hostilidade em que vivem.

3. Conflito e negociação- a negociação é uma forma de resolução de conflitos em que as partes intervenientes, voluntariamente, procuram construir um acordo no sentido de impedir o desenvolvimento da hostilidade para as fases mais agudas.


Modelos Ecológicos

Osdiferentes sistemas que constituem os contextos de vida dos seres humanos são: microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema.

Microssistema: são os contextos mais próximos dos indivíduos. Deles fazem parte os contextos onde as pessoas mantêm relações diretas e face a face de forma continuada. Ex: Família, grupo de amigos, grupo desportivo, a escola, etc.Mesossistema: os mesossistemas designam as interações e os processos que acontecem entre dois ou mais contextos do microssistema. Há ambientes que apesar de não serem ambientes onde participamos diretamente, influenciam e interagem com os contextos onde vivemos.


Exosistema: o exossistema é também, tal como o mesossitema, um sistema de ligação entre contextos. Neste caso, a pessoa em...
tracking img