Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS VALORES I
“Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém, há os que lutam toda a vida: Estes são os imprescindíveis”.
Berthold Brecht
Na nossa vivência cotidiana estamos expostos a inúmeras situações em que não ficamos indiferentes diante delas, isto é, sempre que nos deparamos comelas somos sensibilizados a fazer um “juízo de valor”, a valorar (dar valor), classificá-las como: boas, aceitáveis, ou não aceitáveis, enfim, admiramos ou desprezamos tais ações.
Os exemplos de tais situações são inúmeros. Vamos elencar alguns: furar fila, achar um amigo numa repartição pública para resolver o nosso processo de forma mais rápida, (aos amigos tudo, aos inimigos a lei...), pararem fila dupla no transito, etc..
Assim, ao constatarmos a realidade das coisas, fazemos juízos de realidade: esta caneta é bonita, este computador é novo, Maria saiu da sala, etc.
Consequentemente, fazemos também juízos de valor tais como: esta caneta é a melhor do mercado, esse computador é melhor que o seu, Maria não deveria ter se ausentado antes da aula terminar, etc.
Valor é essacapacidade que temos de caracterizar as coisas segundo nossa visão do mundo, segundo nosso ponto de vista, lembrando que ponto de vista é sempre a vista de um ponto.(L. Boff)
Os valores não existem por eles mesmos, somos nós, que individualmente ou coletivamente (social) atribuímos valores as coisas, as situações, tanto as reais como as que não possuem um realidade material.
Quando valoramos, istoé, quando atribuímos valor a uma determinada situação ou coisa, estamos interferindo na realidade, significa que não estamos sendo indiferentes ao mundo que nos rodeia, essa é a principal característica do valor: a não indiferença diante do mundo.
E a indiferença só não ocorre porque somos afetados pela situação ou pelo objeto. Se a caneta não escreve, à achamos ruim, se o computador é lerdo,dizemos que ele não presta, etc.
Essa característica humana fundamental de dar valor ao mundo que nos cerca é a forma de construímos o sentido da nossa vida e só fazemos isso no convívio social, pois somos um animal político.
Toda a nossa vida é uma escolha e estamos ao tempo todo escolhendo o melhor para nós, ou achando que estamos. Por outro lado, estamos sempre tentando evitar o pior, aquiloque é ruim, para podermos atingir aos fins que nos propusemos.
Assim, valorar é criar as regras para o nosso agir prático do dia a dia. Se o ar que respiramos é algo que julgamos muito importante para nós, precisamos evitar a sua poluição. Se acreditamos que credibilidade é importante, não podemos mentir, pois prejudicaríamos as nossas relações pessoais no nosso do dia a dia. Como conviver comalguém que só fala mentira?
É nesse sentido que podemos afirmar que diante da realidade, daquilo que é, o valor que damos as coisas nos orienta para o que elas devem ser, ou como gostaríamos que fossem. Assim, acreditamos que a caneta deve escrever, que o computador deve ser rápido, e que a Maria deva ficar até o fim da aula.
Temos como seres humanos a capacidade de dar valor as coisas, porém, aforma como valorizamos um fato em detrimento do outro é uma atividade que construímos nas relações humanas que estabelecemos com os nossos semelhantes. Por isso dizemos que s valores são herdados da nossa cultura, pois a nossa primeira compreensão do mundo esta baseada nos valores da comunidade a que pertencemos. Por isso, os valores variam de um povo para outro e de uma época para a outra.
NaIdade média, por exemplo, era proibido a dissecação de cadáveres, porém, eles não tinha a menor dúvida de “destripar” ou de torturar até a morte algum herege. Nosso hábito de comer bife com arroz é escandaloso para um hindu, para o qual a vaca é um animal sagrado. A essas valorações diferentes, que cada comunidade possui damos o nome de Moral.
A Moral é então um conjunto de regras de conduta...
tracking img