Valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 - A FORMAÇÃO DOS VALORES INDIVIDUAIS

A formação dos valores individuais é um processo evolutivo que sofre ao longo do tempo diversas formas de influencias. Pois é no contexto cultual de uma determinada sociedade (valores morais) que nos vamos selecionando nossos valores a partir de exemplos pessoais de destaque na comunidade, na família, etc, a partir de experiências pessoais,desenvolvimento cognitivo e amadurecimento cerebral.
Os valores vão se fixando independente se o referencial é positivo ou negativo. Por ex. alguém que vivenciou uma guerra valoriza a paz, etc.
Os valores individuais não são escolhidos eles se fixam a partir de nossa interação na comunidade e não depende de uma vontade consciente do individuo. Por isso a maior parte das pessoas (senso comum) não temconsciência dos valores que regem sua vida.
Os valores se tonam aparentes quando necessitamos justificar determinada posição, ai eles se tornam conscientes. Eu não consigo, racionalmente, mudar meus valores, minha forma de ver o mundo, pois minha história marcou meus valores. Ao longo da vida vamos mudando nossos valores para melhor ou para pior, diante das opções e escolhas que vamos fazendo. O valor édiferente de crença, pois ele é aquilo que rege o comportamento do dia a dia, das escolhas que fazemos entre as escolhas/possibilidades que nos temos é que definimos nossos valores.
Se tivéssemos que viver de forma diferente de nossos valores, com certeza, nossa vida ia perder o sentido, o interesse, seria uma vida triste, incompleta e angustiante.
Para o filosofo Kierquegaard a “angustia é acondição fundamental do homem diante do mundo, diante do possível, fruto da liberdade.”
Os valores nos definem, pois são eles que nos orientam em todas as nossas escolhas.
Quando analisamos o comportamento alheio, às vezes, notamos escolhas que são verdadeiros absurdos, irracionalidades. Isso acontece por que elas têm a ver com os valores que estão em jogo, daí as nossa dificuldades de entender asescolhas dos outros, ao mesmo tempo os outros não entendem as nossas, isso é fruto das diferenças entre nossos valores e os valores da outra pessoa.
Surge então a questão: até onde podemos flexibilizar nossos valores para nos relacionarmos? (integridade) Qual o nosso limite, a nossa capacidade de lidar com valores diferentes dos nossos? (valores morais)
Na nossa prática cotidiana os valoreschocam uns com os outros, seja conceitualmente ou nos comportamentos adotados. (Tolerância x racismo, evolução x tradição, estabilidade x transformação, etc).
A vida em sociedade nos impele a conviver com as diferenças, pois de outro modo, nós inviabilizaríamos a vida em comunidade, o social.
Precisamos conviver com todos e para isso é necessário um compromisso moral, que é o processo pelo qual nosrelacionamos com pessoas que tem valores que não coincidem com os nossos.
O compromisso moral volta-se para fora, ele é o modo como lidamos com os valores dos outros. Eu aceito que questionem meus valores para poder conviver e também para questionar os valores dos outros. É o que pedimos e o que damos em troca da convivência em sociedade. É o acordo necessário para mantermos a relação social.Isso torna claro que temos de ceder, uma vez que, a todo momento estamos necessitando dos favores, serviços, produtos, informações que estão na posse de outras pessoas, cujos valores são diferentes dos nossos.
Nesse embate entre nossas necessidades e os valores que temos, é que se forma a ética individual, que é uma construção, uma escolha pessoal que fazemos diante daquilo que julgamos ser o melhorpara cada um de nós (dever ser).
A integridade é a qualidade daquele que não transige os seus valores próprios, isto é, aquele que não tem qualquer comportamento que esteja em desacordo com os seus valores. E que as vezes, paga um preço muito alto, por não desviar dos seus valores.
O homem livre é aquele que preza a sua liberdade tanto quanto preza a liberdade do outro, seu igual.
A...
tracking img