Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS REGULAMENTADORAS NR 8 - EDIFICAÇÕES

Anhanguera Educacional Ltda. 05/04/2013 – São Paul

NORMAS REGULAMENTADORAS NR 8 - EDIFICAÇÕES

Trabalho para

referente

a

Normas da e

Regulamentadoras, avaliação de disciplina Organização

apresentado

bimestral Segurança do

Trabalho,

instruída pelo professor Carlos Eduardo Bonifácio na Instituição de Ensino AnhangueraEducacional Ltda.

Anhanguera Educacional Ltda. 05/04/2013 – São Paulo
2

Sumário Introdução ................................................................................................... 4 Artigos ........................................................................................................... 5 - Artigo8.1.............................................................................................. 5 - Artigo 8.2 ............................................................................................. 5 - Artigo 8.3 e 8.3.1. .................................................................................. 6 - Artigo 8.3.2 . ......................................................................................... 6 - Artigo 8.3.3 e 8.3.4................................................................................. 7 - Artigo 8.3.5 ........................................................................................... 9 - Artigo 8.3.6. .......................................................................................... 9 - Artigo 8.4.1. ........................................................................................ 10 - Artigos 8.4.2 e8.4.3 ............................................................................. 10 - Artigo 8.4.4. ........................................................................................ 11 Conclusão .................................................................................................. 12

3

Introdução
Neste trabalho vamos abordar sobre a NR 8 - norma regulamentadora, que vaiestá se retratando sobre edificações. Na NR oito são descritas as regras mínimas e necessárias para realizar uma construção, edificações, para ter a integridade do trabalhador em primeiro lugar, a sua segurança e organização neste processo.

4

Artigos
Artigo 8.1 – Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantirsegurança e conforto aos que nelas trabalhem. A norma regulamentadora oito se refere a Edificações, que por sua vez seria o processo de edificar, construir, em linguagem menos culta seria a obra. Nesta NR são descritas regras mínimas necessárias para a integridade do trabalhador, sua segurança e organização no processo de edificação.

Artigo 8.2 – Os locais de trabalho devem ter a altura do pisoao teto, pé direito, de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade, estabelecidas na Portaria 3.214/78. Este artigo refere-se ao padrão de pé direito que deve ser seguido no local de trabalho para a segurança do operário. O pé direito é a distancia entre o piso e o teto de um ambiente, normalmente seguem um padrão técnico que pode variar deacordo com o tipo de construção. Em um apartamento, por exemplo, o mínimo de altura aceita seria 2,40m, a altura media seria de 2,60m e a máxima de 3,00m. O pé direito pode causar diferentes sensações espaciais e sensitivas em um ambiente, quanto maior ele for maior também será a sensação de amplitude. Quanto menor for, o morador terá a maior sensação de confinamento.

5

Artigo 8.3 e 8.3.1 –Circulação e os pisos dos locais de trabalho não devem apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais. A circulação de pessoas e materiais é essencial para o andamento de uma obra. Não devem existir saliências, buracos, depressões ou qualquer outro implicante no processo de circulação. Isso evita acidentes com os operários e mantém a obra...
tracking img