Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Tróia foi baseado no chamado Ciclo Troiano - que reúne uma série de histórias e mitos relacionados à destruição pelos gregos da cidade de Tróia -, do qual os dois poemas épicos atribuídos a Homero - Ilíada eOdisséia - formam a principal base. Segundo a tradição histórica e literária, Homero teria vivido por volta do século VIII a.C. e referia-se em seus poemas épicos a episódios queteriam ocorrido cerca de 400 anos antes, por volta do século XII a.C.
• altura do século XII a.C., a escrita com base no alfabeto ainda não havia sido desenvolvida. Por esta razão, não há registros históricos que comprovem os eventuais fatos históricos ocorridos. Na ocasião, as tradições eram transmitidas oralmente, de geração a geração, por cantadores, e estavam sujeitas a todo tipo de alteração queessa categoria de divulgação provoca.
Assim, quando Homero - ele próprio uma figura sobre a qual não há comprovação histórica da existência, ou mesmo de que tenha, de fato, sido o autor original da Ilíada e da Odisséia - perpetuou seus poemas, fez com base naquelas histórias orais a que teve acesso e que relatavam feitos - reais ou imaginários - que vinham de uma tradição de centenas de anos.Mescla de histórias
O filme Tróia, do diretor Wolfgang Petersen e do roteirista David Benioff, acaba retratando episódios contados nos dois poemas de Homero e reconstruindo o que teria sido a Guerra de Tróia.
Segundo a obra de Homero, a Guerra de Tróia teria durado cerca de dez anos e seu início foi marcado pelo rapto de Helena, "a mais bela do mundo", mulher do rei Menelau, de Esparta. O autor dorapto foi Páris, filho de Príamo, rei de Tróia.
Para defender sua honra, Menelau e seu irmão, Agamenon, rei de Micenas (ou Argos), reúnem forças gregas de diversos reinos para resgatar Helena em uma ação contra Tróia, que é chamada de Ilion na história narrada por Homero (daí o nome Ilíada).
A Ilíada trata da chamada cólera de Aquiles, principal personagem da história, maior guerreiro grego queacaba se desentendendo com Agamenon - o chamado rei dos reis, líder dos gregos na campanha contra Tróia -, durante o período que situa-se na virada do nono para o décimo ano da guerra.
Aquiles decide deixar os combates após ter uma de suas escravas, Briseida, sua preferida, tomada de seu poder por Agamenon. Como nas guerras da época o saque das cidades dominadas era comum e os bens dessacomunidade eram divididos entre os vencedores - assim como as mulheres e crianças e velhos sobreviventes, que se tornavam escravos -, a pilhagem era também um motor das guerras.
Em uma das batalhas na campanha grega, Agamenon havia tomado como sua escrava Criseida, filha de Crisis, apóstolo de Apolo (divindade solar na tradição grega). Por esta razão, Apolo teria provocado uma praga entre os soldadosgregos. Para abrandar a fúria de Apolo, Aquiles sugere a libertação de Criseida e sua devolução a seu pai. Agamenon aceita, mas, para compensar sua perda, exige a escrava Briseida de Aquiles. Após Agamenon se apossar da mulher, Aquiles se revolta e deixa a guerra, junto com seus homens leais.
O grande problema é que Aquiles era o grande guerreiro entre os gregos, a ponto de sua ausência provocarimportantes revezes nos combates com os troianos, estes protegidos por uma grande fortificação em torno da cidade.
Aquiles é um semideus (ou herói), isto é, filho de uma deusa (Tétis) com um humano (Peleu). Apesar dessa ascendência, trata-se de um mortal. Na Ilíada, em um encontro com sua mãe, Aquiles é alertado de que se prosseguir na guerra, não voltará jamais.
A busca por vingança
No entanto,Pátroclo, grande amigo de Aquiles, a pedido de Agamenon, tenta convencer Aquiles a voltar aos combates, dado o grande abatimento que se dá sobre os gregos após seu afastamento. Mas ele não consegue demover Aquiles da idéia de manter-se afastado. Pátroclo acaba pedindo a armadura e as armas de Aquiles para que seja confundido com o herói e lidere os gregos contra os troianos. Porém Pátroclo acaba...
tracking img