Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnicas Parasitológicas
As amostras frescas são preferíveis para o exame e identificação de trofozoítos e de larvas de S. stercoralis. Não sendo possível observar esta orientação, as fezes devemser preservadas em formalina a 5% ou 10%, ou em acetato de sódio-ácido acético-formaldeído (SAF). O médico poderá solicitar a coleta de três amostras em dias alternados, e para isso, o laboratóriofornecerá um frasco contendo o conservante para a preservação das fezes.
É recomendado que a amostra seja colhida no laboratório, num recipiente seco, numa quantidade mínima de 100 gramas, e que sejaanalisada o mais rápido possível, para que não ocorra a deterioração dos parasitas mais frágeis. Quando não é possível se seguir essas especificações, as amostras deverão ser colocadas em recipientes quecontenham conservantes, a fim de preservar as formas parasitárias existentes. Uma vez no setor técnico, deve-se empregar os métodos diagnósticos mais indicados e específicos para a amostra emquestão.
* Método de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz ou método de sedimentação espontânea  É utilizado para a pesquisa de cistos, oocistos, ovos e larvas. Fundamenta-se na sedimentação espontânea em água,sendo indicado para recuperação de ovos considerados pesados como os de Taenia spp, S. mansoni e ovos inférteis de A. lumbricoides
* .Método direto a fresco: permite visualizar a motilidade detrofozoítos dos protozoários em fezes recém-emitidas, analisadas até 30 minutos após a evacuação. Para a identificação de cistos de protozoários e larvas de helmintos, a preparação deve ser corada comlugol. Secreção vaginal, uretral, urina (1o jato da 1a micção do dia), secreções de feridas, escarro, punção de linfonodos e abcessos. Deve-se, preferencialmente, não estar em uso de medicamentostópicos.
Procedimento: Coletar uma gota do material biológico, colocar no centro da lâmina e sobrepor cuidadosamente (sem formar bolhas) uma lamínula. Levar ao microscópio e observar em objetiva de 40...
tracking img