Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dor lombar em indivíduos da CESPU
Prevalência e Incapacidade

Resumo:

Objetivos: Determinar a prevalência e incapacidade da dor lombar na CESPU.

Metodologia:

Resultados:

Conclusões:Palavras-chave:

Abstract:

Objective: To determine the prevalence and disability of low back in CESPU.

Methods:

Results:

Conclusions:

Key words:

INTRODUÇÃO
A dor lombarinespecífica constitui um problema de origem multifatorial que afeta, nos países desenvolvidos, uma parte considerável da população. Poderá ter sérias repercussões a diferentes níveis (funcional, psicossocial esócio-económico), sendo que a população jovem é especial e comummente afetada (e. g., Balagué, Troussier e Salminen, 1999, Fairbank et al., 1984, Oliveira, 1999, e Salminen, 1984), com resultadosde prevalência de dor a variarem entre os 12% (Burton, Tillotson e Troup, 1989) e os 57% (Ebrall, 1994).
Apesar da vasta quantidade de estudos e tempo dedicado à sua compreensão, as implicações oulimitações decorrentes da dor lombar continuam a aumentar na sociedade atual (Henschke et al., 2007).
São diversos os fatores de risco envolvidos na dor lombar juvenil tais como biomecânicos,antropométricos e psicossociais. Os fatores de risco psicossociais estão estritamente ligados a características vivenciais e de natureza contextual, assim como a carateres idiossincráticos individuais,abrangendo os estilos de vida dos jovens, o tabagismo e diversos aspetos do foro emocional e personalístico (os quais são, no faseamento adolescente, especialmente modificáveis e vulneráveis).
Atualmente osjovens incluem essencialmente a prática desportiva extremada ou competitiva e o sedentarismo exagerado, os quais se têm assumido como fatores de especial importância, dada a sua perniciosidade para ossistemas músculo-esquelético e psicológico. Diversos autores referem que a prática desportiva muito precoce e/ou elevadamente intensa poderá representar o mesmo risco de desenvolvimento de dor...
tracking img