Bacia hidrografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 1 INTRODUÇÃO

Uma bacia hidrográfica compreende toda a área de captação natural da água da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal e seus tributários. ( LIMA,2008). Para entender o funcionamento de uma bacia hidrográfica, torna-se necessário expressar geológicos, quantitativamente importantes parâmetros fisiográficos. A caracterização fisiográfica de uma baciahidrográfica consiste na descrição sucinta dos fatores topográficos, geomorfológicos e de ocupação do solo intervenientes na geração de escoamentos e na determinação de coeficientes definidores da forma, drenagem, declividade da bacia, entre outros. Com o objetivo de entender as inter-relações existentes entre esses fatores de forma e os processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica, torna-senecessário expressar as características da bacia em termos quantitativos. Vários parâmetros físicos foram desenvolvidos, uns aplicáveis à bacia como um todo, enquanto que outros relativos a apenas algumas características do sistema, lembrando que nenhum desses parâmetros deve ser entendido como capaz de simplificar a complexa dinâmica da bacia hidrográfica, a qual inclusive tem magnitude temporal.Desta forma, buscou-se desenvolver a Caracterização Fisiográfica da Microbacia do Rio São Lourenço localizado no município de Brasília de Minas em Minas Gerais, tendo o conhecimento de suas características fisiográficas de forma a compreender seu comportamento hidrológico.

2 2.1

MATERIAS E MÉTODOS ÁREA DE ESTUDO Para realização desde estudo foi selecionada a microbacia do rio São Loureçolocalizada na cidade de Brasília de Minas Altitude máxima : 908 metros (divisa com o município de Mirabela ) Altitude mínima : 501 metros ( Riacho São Gregório - divisa com o município de Ubaí ) . Tem com principais rios, o Rio Paracatu e Rio Macaubas , sendo pertencente a Bacia do Rio São Francisco. Seu índice pluviométrico anual é de 1438mm.

2 2.2 DELIMITAÇÃO Dispondo de uma plantaplanialtimétrica para se delimitar corretamente a bacia na escala 1:100000 . Traçou-se uma linha divisora de águas que separa a microbacia hidrográfica considerada das vizinhas. Levando em consideração que a linha não cortou nenhum curso d'água, passando entre duas curvas de mesmo nível em uma distancia equivalente, e contando as curvas de nível o mais perpendicular possível. 2.2.1 Perímetro De acordo com Pinto(2003), o perímetro de uma bacia hidrográfica se refere ao comprimento da linha divisora de águas que circunda e limita essa unidade física natural. O Perímetro medido foi de 79 km medido usando um curvímetro, que é um instrumento mecânico ou eletrônico usado para medir o comprimento de uma curva. O curvímetro é constituído basicamente por uma roda conectada a um contador de giros. Para medir ocomprimento de uma curva, o utilizador faz com que a roda do curvímetro gire sobre a curva, percorrendo a mesma. O número de voltas da roda é registrado pelo contador e convertido para unidades de comprimento em diferentes escalas. com o curvímetro, pode-se medir o comprimento de um rio ou de uma estrada em um mapa, rede de drenagem, desde que a altitude não varie significativamente, pois este nãoconsidera os desníveis. 2.2.2 Comprimento do leito principal Conforme Galvíncio & Sousa (2004) o comprimento do leito principal pode ser definido como a distância entre o exutório e o ponto mais afastado do mesmo. O leito principal possui 36 km. 2.3 ÁREA DE DRENAGEM A área de uma bacia é o elemento básico para cálculo das outras características fisiográficas, sendo que ela é a área plana, emprojeção horizontal, normalmente é representada pela letra “A”, que é expressa em quilometro quadrado (km²) ou hectares(ha). Assim, após determinado o perímetro da bacia, a área pode ser calculada com auxílio do planímetro, ou por meio de cálculos matemáticos de mapas arquivados eletronicamente através do SIG, pode-se obter também a área utilizando-se o “método dos quadradinhos”por

3 meio de...
tracking img