Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS QUIMICA

Grupo:
Alessandra Fatima Grossklauss RA: 4473878865
André V. de Sá RA: 5830169209
Bruno Marucci Thomaz RA: 37575422
Daniele da Silva RA: 4246809315
Diovani de Souza S. ThomazRA: 424684963

LEME
2012

Enzimas são catalisadores biológicos capazes de aumentar a velocidade de reações não catalisadas da ordem de 10 a 10¹¹. Exceto para uma classe de ácidos ribonucléicoscatalisadores (RNAs) chamados riboenzimas. Sua alta especificidade pelo substrato garante a catalise da reação desejada ao mesmo tempo em que reduz efeitos colaterais.
As enzimas não são modificadas pelasreações que catalisam, apesar de poderem ficar temporariamente alteradas durante a reação.
Praticamente todas as enzimas são Proteínas, sendo assim, fatores como temperatura e pH são capazes dealterar a atividade das enzimas e , conseqüentemente, a velocidade das reações por elas catalisadas. Nesse sentido cada enzima possui um pH ótimo de atividade (onde sua atividade e máxima) para maioria dasenzimas ele esta entre 4,5 e 8,0.
Quanto à temperatura, a velocidade das reações enzimáticas aumenta com a temperatura ate que seja atingida a velocidade máxima. A partir desse momento a velocidadeda reação começa a decrescer, o que pode ser explicado pelo inicio da inativação das enzimas pela temperatura.
O aumento da temperatura faz crescer o numero de moléculas que podem reagir tanto porelevação da sua energia cinética, como por aumento de freqüência de colisões.
Um fator fundamental que uma enzima consiga acelerar a velocidade de uma dada reação, portanto, é que o AGf para a formaçãode um estado de transição enzima substrato que seja significativamente mais baixo do que o AGf para a reação não catalisada.
Em outras palavras, as enzimas abaixam a barreira de energia para areação. Conseqüentemente, uma proporção maior das moléculas de substrato é capaz de reagir.
O efeito da pressão em um processo fisioquímico em equilíbrio é governado por uma mudança de volume no...
tracking img