Relatorio obras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No presente relatório vamos identificar e discutir a estrutura de trabalho positiva e negativa, encontrados nos telhados, seguindo o auxilio apresentado em sala de aula e verificados durante as visitas.

Telhados
Os telhados tem a função de receber as águas da chuva, proporcionar isolamento térmico e proteger de outros acontecimentos atmosféricos. Composto de telhas inclinadas colocadas demaneira a canalizar as águas para o solo, tem também uma função estética. Quando bem desenhado o telhado invariavelmente embeleza a casa.

Composição do telhado
O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais.



Estrutura
É o elemento de apoio da cobertura, que pode ser: de madeira, metálica, etc… geralmente constituída de tesouras, oitões, pontaletes ouvigas, tendo a função de receber e distribuir adequadamente as cargas verticais ao restante da edificação.

Cobertura
É o elemento de proteção, que pode ser: cerâmico, de fibrocimento, alumínio, de chapa galvanizada, etc. Constituído por telhas de diversos materiais (cerâmica, fibrocimento, concreto, aço, metálica, cobre, entre outros) e dimensões, tendo a função de vedação. Podemos ver exemplosnas figuras a seguir:


Fig. 1– Telha romana

A Telha Romana é o resultado da evolução da antiga telha plan, que por sua vez já havia sido criada como variação estética da tradicional telha colonial.
Composta por uma única peça, tornou-se mais econômica com apenas 16 unidades por m2. Seu design com encaixes modernos e sofisticados, permite maior estabilidade sobre o ripamento melhorandoconsideravelmente a qualidade técnica do produto.
Especificações:
Cobertura
16 peças por m2.
Medidas
40cm x 21cm de largura.
Peso Médio
2,70 Kg por peça.
43,2 Kg por m2.
Inclinação
Variável de acordo com a extensão do pano. Mínimo de 35%.




Fig. 2 - Telha portuguesa

A Telha Portuguesa é o resultado da evolução da antiga e tradicional telha colonial. Composta por uma única peça,tornou-se mais econômica com apenas 17 unidades por m2. Seu design com encaixes modernos e sofisticados, permite maior estabilidade sobre o ripamento melhorando consideravelmente a qualidade técnica do produto.
Especificações:
Cobertura
17 peças por m2.
Medidas
38cm x 20cm de largura.
Peso Médio
2,6 Kg por peça.
44,2 Kg por m2.
Inclinação
Variável de acordo com a extensão do pano. Mínimode 35%.


















Fig. 3- Telha de fibrocimento













Fig 3.1 – Telha de fibrocimento


Pelo baixo custo dos telhados executados com as telhas onduladas de fibrocimento, estassão bastante utilizadas em edifícios habitacionais de padrão popular, inclusive unifamiliares, embora não proporcionem adequado conforto, sobretudo térmico. Juntamente com astelhas de aço, são bastante empregadas em edifícios comerciais e industriais.
Devem atender às disposições da norma “NBR 7581 – Telha ondulada de fibrocimento – Especificações”. Trata-se de produto fabricado com mistura homogênea de cimento Portland e fibras de amianto. A tabela 1 apresenta as dimensões padronizadas das telhas onduladas de fibrocimento.



O recobrimento lateral é de ¼ deonda. O recobrimento mínimo longitudinal é de 14 cm. As telhas com comprimento superior a 1,83 m (de 6 mm) e de 2,13 m (de 8 mm) exigem terça intermediária de apoio. Apoiadas em estrutura de madeira, metálicas ou de concreto, as telhas deverão ser
fixadas com acessórios apropriados, fornecidos pelo fabricante. Tal fixação é feita com ganchos, parafusos e grampos de ferro zincado, com utilização deconjunto de arruelas elásticas de vedação, massa de vedação e cordões de vedação.













Fig. 4 - Telhas metálicas

Nas últimas décadas, as telhas produzidas a partir de bobinas de aço zincado, revolucionaram de maneira fundamental, a construção civil no Brasil, representando, para os profissionais de arquitetura e engenharia, excelente solução para coberturas e fechamentos...
tracking img